Jornal do Dia Mundial da Diabetes

Com o propósito de esclarecer a população em geral sobre a importância da prevenção da diabetes, foi distribuído um jornal informativo aos clientes dos hipermercados Jumbo, por todo o país. A ação, realizada no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro, teve o apoio da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e do próprio Grupo Auchan (Jumbo).

O jornal começa por recordar que a diabetes é uma doença crónica, caracterizada por uma produção insuficiente de insulina – tipo 1 ou por uma incapacidade do corpo em utilizá-la (insulinorresistência) – tipo 2.

José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), explica que “a falta de insulina, a sua produção insuficiente ou a denominada insulinorresistência não devidamente cuidadas fazem com que a glucose permaneça no sangue, trazendo problemas a nível das artérias e dos capilares, que vão originar problemas vasculares”.

Luís Gardete Correia, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), lembra que “a diabetes está associada a uma elevada morbilidade como a cegueira, a insuficiência renal, podendo levar à hemodiálise, a amputações, ou ainda a uma prevalência elevada de enfartes de miocárdio e acidentes vasculares cerebrais”.


A ação de sensibilização e informação sobre a diabetes contou com a presença do presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Luís Gardete Correia.

Imprimir