Jornal do Dia Nacional do Doente com AVC

No âmbito do Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), assinalado no dia 31 de março, é distribuído nos hipermercados do Grupo Auchan, de norte a sul do país, um jornal gratuito que presta um conjunto de informações relevantes sobre o acidente vascular cerebral (AVC). 

Esta campanha nacional de informação e sensibilização sobre o AVC, a primeira causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal, sobretudo em pessoas com idade superior a 65 anos, chega a várias dezenas de milhares de portugueses e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) e Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, além do próprio Grupo Auchan.

O jornal conta com os importantes contributos de Vítor Oliveira, presidente da SPN, e de Catarina Aguiar Branco, presidente da SPMFR, que esclarecem várias dúvidas frequentemente associadas ao AVC e explicam alguns aspetos relacionados com a prevenção primária e secundária e com o processo de reabilitação de quem sofre um AVC.

Neste jornal dirigido ao grande público, são também partilhados alguns conselhos e dados práticos. Assim, são indicados, por exemplo, alguns dos principais sintomas do AVC e os fatores que aumentam o risco de AVC e que podem "e devem" ser controlados.

"O AVC é prevenível e tratável" é uma das mensagens centrais que esta ação de sensibilização pretende reforçar junto dos portugueses.

Imprimir