Jornal Médico 39 - setembro 2016

Apesar dos vários constrangimentos em termos de recursos humanos e de espaço, os membros da equipa da Unidade de Saúde Familiar Cruz de Celas, em Coimbra, têm conseguido alcançar todos os objetivos a que se têm proposto, tendo sido Acreditados em Qualidade no início deste ano.

O processo não foi fácil, mas a sua coordenadora, Fátima Branco, admite que valeu a pena, sublinhando que o seu êxito só foi possível devido ao espírito de equipa de todos os profissionais, à união e ao seu empenho e determinação, que lhes permitiu ultrapassar todos os obstáculos.

É sob o lema “Inovação, rigor e humanização, sempre na senda da excelência”, que a equipa acolhe os seus utentes. Fátima Branco refere que têm como valores a equidade, a responsabilidade, a satisfação, a qualidade e a assertividade. Porém, salienta que o item mais importante, e ainda não mencionado, é a centralidade no doente. “Trabalhamos em função do utente. Só existimos porque ele existe e precisa de nós.”


A coordenadora da USF sublinha a importância do "espírito de equipa de todos os profissionais, o seu empenho e determinação" para ultrapassar os obstáculos do processo de Acreditação.

Imprimir