1.ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Hérnia e Parede Abdominal

Dias 19 e 20 de novembro de 2021 a Sociedade Portuguesa de Hérnia e Parede Abdominal vai realizar a sua primeira reunião, que decorrerá no Hotel Luso.

O evento vai permitir o debate sobre as atualizações nas principais áreas da Cirurgia da Hérnia e da Parede Abdominal – Hérnias da Região Inguinal, Hérnias Ventrais Não Complexas, Hérnias Ventrais Complexas, Abdómen Aberto, Hérnias Para-estomais e Hérnia do Hiato.

Serão ainda selecionados para discussão quatro casos clínicos enviados previamente pelos hospitais. Esta reunião contará também com um Curso Pré-Congresso, subordinado ao tema do Abdómen Aberto, de carácter teórico-prático, dirigido a médicos e enfermeiros.

Necessidade de formação impulsiona a criação da SPHPA

A necessidade de ações formativas dedicadas à patologia da hérnia e da parede abdominal foi uma das lacunas que fomentaram a criação da SPHPA, presidida por Sónia Ribas, cirurgiã geral do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Até então, esta temática era abordada em congressos de cirurgia geral e em vários cursos nacionais, sendo abordado “apenas 1/5 ou 1/6 do que se deveria”, refere a médica, sendo o intuito dos membros dos corpos sociais da sociedade realizar "uma reunião totalmente vocacionada para a área, bem como vários cursos".



As inscrições encontram-se abertas, e até 27 de setembro podem ser submetidos trabalhos sob a forma de resumo, a apresentar enquanto e-poster, vídeo ou comunicação oral, sendo os melhores em cada uma das categorias premiados.

Este primeiro encontro anual será apoiado pela Sociedad Hispanoamericana de Hernia, que terá como representante o seu presidente, Fernando Carbonell, membro integrante da comissão científica. A Associación Española de Cirujanos oferecerá igualmente o seu apoio, através da participação do seu presidente, Salvador Morales-Conde, e do seu coordenador da Secção de Parede, Manuel López-Cano.

A nível nacional, a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva reconhece também a importância desta iniciativa, através da participação de Jaime Vilaça, seu fundador e membro dos órgãos sociais.

A SPHPA pretende anualmente eleger um sócio honorário nacional e outro a nível internacional, pelo que as propostas serão votadas na Assembleia Geral, que decorrerá num momento do programa.

“Esta reunião será o culminar de um trabalho intenso e dedicado, nem sempre nas circunstâncias mais favoráveis, e que pretende alterar paradigmas, procurar abordagens inovadoras e revelar novas perspetivas na Cirurgia da Hérnia e da Parede Abdominal”, comenta Sónia Ribas.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda