1º Congresso Nacional do Pé Diabético
Nos dias 14 e 15 de outubro a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) vai organizar, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, o 1º Congresso Nacional do Pé Diabético. A reunião, subordinada ao tema "O pé diabético no séc XXI", decorrerá na Costa da Caparica.
Na apresentação do programa de atividades com que a APDP vai celebrar os seus 90 anos, João Filipe Raposo, diretor clínico da associação, referiu, a propósito do congresso, que, "os nossos resultados na área do pé diabético não são bons em Portugal. Há evidência que estão provavelmente melhores e que estamos na boa trajetória mas ainda temos espaço para dar saltos quantitativos e qualitativos apreciáveis e este é um reconhecimento importante que temos de o fazer."
São já conhecidas as principais temáticas que estarão em debate no congresso. "Via Verde para o pé diabético - sonho ou necessidade urgente?", "Quando referenciar para a consulta de pé diabético nível II e níve III?" e "Como restaurar a circulação pedal comprometida (conceito de angiossoma/cirurgia cardiovascular)" são algumas das questões a que os oradores convidados procurarão responder.
Outros temas do programa incidem sobre o papel da terapia celular, a consulta do pé diabético e o papel da equipa multidisciplinar, classificação das úlceras do pé diabético, a educação e rastreio dos fatores de risco, pé neuropático, tratamento da neuropatia dolorosa, diagnóstico de infeção no pé diabético, conclusões do Plano Nacional de Diabetes.
O evento é presidido por José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, assumindo João Filipe Raposo o cargo de presidente da Comissão Organizadora.

