1.º Encontro de Serviço Social da ULS Almada-Seixal
É sob o lema "Desafios do Serviço Social no SNS" que se realiza, dia 8 de novembro, o 1.º Encontro de Serviço Social da ULS Almada-Seixal.
Identificar as potencialidades das Unidades Locais de Saúde e promover uma reflexão sobre "os determinantes sociais de saúde, a articulação entre os vários parceiros sociais e como se concretiza a integração de cuidados" são alguns dos objetivos do evento, que decorrerá no Instituto Português da Qualidade, em Almada.
De acordo com a Comissão Organizadora, o evento contará com "diversos especialistas da área da saúde, parceiros sociais e personalidades com experiência em integração de cuidados".
O Encontro tem iníco com uma palestra sobre "Serviço Social na Saúde", que será proferida por Inês Guerra, coordenadora da Licenciatura em Serviço Social da Universidade Católica Portuguesa.
Entre as quatro mesas redondas do programa, foi contemplado espaço para se debater a situação dos internamentos sociais. Xavier Barreto, presidente da Asssociação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, desenvolverá os dados recolhidos pelo Barómetro dos Internamentos Sociais, uma ferramenta que, anualmente, faz o retrato nacional dos internamentos de pessoas que, apesar de terem alta clínica, permanecem hospitalizadas.
A Qualidade em Serviço Social na saúde será o último tema a ser debatido na reunião. Moderada por Cátia Sousa, assistente social da ULSAL, esta sessão inclui uma intervenção sobre "Indicadores de Qualidade em Serviço Social na área saúde", a cargo de Inês Espírito Santo, professora auxiliar convidada do ISCTE-IUL. Já Ana Terezinha, diretora do Serviço de Gestão da Qualidade da ULSAL, abordará precisamente a importância dos indicadores de Qualidade nesta unidade.
O programa completo pode ser consultado aqui.
A inscrição pode ser efetuada aqui.
Contacto: gab.comunicacao@ulsas.min-saude.pt