8º Encontro Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e Adolescência

A Pedopsiquiatria no século XXI é o lema do 8º Encontro Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Johannes Hebebrand, diretor da revista European Child + Adolescent Psychiatry" e responsável pela Divisão de Investigação da European Society for Child and Adolescent Psychiatry, é um dos convidados estrangeiros.

O especialista, que já foi presidente da Sociedade Alemã de Psiquiatria da Infância e Adolescência, vai intervir na Mesa Principal, intitulada "Child and Adolescent Psychiatry in Europe". Nesta mesma sessão irão intervir os dois outros convidados estrangeiros:

- a psiquiatra Lola Moreno, presidente da AEPNYA (Asociación Española de Psiquiatría del Niño y el Adolescente) e professora na Universidad Complutense de Madrid;

- o pedopsiquiatra Sami Timimi, professor convidado na Faculdade de Lincoln (Reino Unido) e promotor da Outcome Orientated Child and Adolescent Mental Health Services (OO-CAMHS).

Além de workshops, apresentação de trabalhos e de uma conferência, o programa contempla a realização das mesas redondas "O exercício da Pedopsiquiatria a nível central e distrital” e "A Pedopsiquiatria e o Plano Nacional de Saúde Mental”.

Na primeira sessão está confirmada a presença de Elisa Ferreira Vieira, pedopsiquiatra no Hospital Nordeste Transmontano, Bragança. No dia seguinte, participam no debate José Caldas de Almeida, psiquiatra, responsável pela elaboração da Lei da Saúde Mental e do Plano Nacional de Saúde Mental e ex-Coordenador Nacional para a Saúde Mental, e Zulmira Correia, pedopsiquiatra e diretora do Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Porto.

Organizada pela Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (ANIPIA), a reunião decorrerá no Auditório Municipal de Vila do Conde, ao longo dos dias 23 e 24 de novembro.



"uma forte vontade de cooperação"

Constituída em 2011, a ANIPIA surgiu devido à "necessidade premente em se responder às exigências crescentes do internato de Pedopsiquiatria. Contando com "uma forte vontade de cooperação dos internos de todo o país", a Associação pretende "dar voz aos internos desta especialidade e proporcionar-lhes uma panóplia de projectos, serviços e apoios, complementando as suas necessidades como pessoas e como médicos."


Contacto: anipedo@gmail.com

Inscrição:
Sócios ANIPIA: gratuito 

Internos de Psiquiatria e sócios APPIA: 20€ 
Outros: 40€

Imprimir