Congresso «Up To Date – Emergência»

Como resultado de uma parceria entre a CESPU e o Centro Hospitalar do Médio Ave, através da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, vai realizar-se, nos dias 13 e 14 de outubro, o Congresso "Up To Date – Emergência".

De acordo com a Comissão Organizadora, estarão em discussão temáticas "que interessam a todos os que trabalham com o doente crítico em contexto hospitalar e extra-hospitalar".

Subordinado ao lema "Emergência: do real ao ideal", serão também abordadas as situações de exceção e catástrofe, realizando-se um simulacro em tempo real "que pretende testar a capacidade de resposta dos intervenientes na prestação do socorro na cidade de Vila Nova de Famalicão".

O evento, dirigido "a todos os que tem intervenção na área de pré-hospitalar", realiza-se na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA), em Famalicão, e visa " proporcionar um espaço de reflexão e debate público, sobre questões prementes e atuais na abordagem ao doente crítico".



Trabalhar em sintonia

Na apresentação do Congresso, a organização faz um enquadramento do tema, começando por salientar que "a abordagem ao doente crítico constitui-se num grande desafio para as equipas de saúde". E, nesse sentido, recorda que "em ambiente extra hospitalar ou hospitalar, os profissionais de saúde são confrontados com situações de grande stress e exigência".

Assim, é considerado "fundamental que todos os envolvidos no socorro a estas vítimas conheçam o seu papel, reconheçam o papel do outro e trabalhem em sintonia".

A realização do Congresso "Up To Date – Emergência" surge então pelo facto das mudanças "que se sucedem na prestação de socorro e a evolução a que as sociedades estão sujeitas", implicarem formação e uma constante atualização dos profissionais de saúde, "requisitos essenciais para cuidados de saúde de qualidade".

Para mais informações: info@formacao.cespu.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda