Doentes com doenças crónicas estarão em foco no 8º Dia Europeu dos Direitos dos Doentes

Promovido pela Rede de Cidadania Ativa (Active Citizenship Network -  ACN), o 8º Dia Europeu dos Direitos dos Doentes será dedicado ao papel e intervenção das organizações de cidadãos no reconhecimento de plenos poderes dos doentes com doenças crónicas.

De forma a comemorar mais uma edição do Dia Europeu dos Direitos dos Doentes, a ACN irá promover uma conferência, em Bruxelas, nos dias 12 e 13 de maio. A reunião pretende ser "uma oportunidade para associações nacionais e europeias, que trabalham na área das doenças crónicas, se encontrarem, partilharem experiências e reforçarem a sua colaboração a nível europeu".

Ao longo dos dois dias serão partilhadas boas práticas das organizações de doentes e cidadãos de um vasto leque de países europeus e será produzido um "Manifesto para o Empowerment". Este documento, que posteriormente será entregue aos novos ministros do Parlamento Europeu, irá abordar a importância do reconhecimento de plenos poderes dos doentes crónicos e das suas associações e a forma de como esta realidade pode ser melhor tida em conta no processo de reflexão europeu que está a decorrer sobre as doenças crónicas.

A conferência deste ano tem o apoio da Comissão Europeia, através do Programa de Saúde Pública, e vai realizar-se menos de um mês após a primeira reunião da União Europeia sobre doenças crónicas, que se realizou nos dias 3 e 4 de abril, e apenas duas semanas antes de se realizarem as eleições europeias.

Contacto:
d.quaggia@activecitizenship.net

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda