Encontro com a Saúde: «Na partilha, a diferença»

"Atrair o interesse das mais variadas profissões da saúde e de profissões relacionadas com a saúde em torno de temas comuns" é o objetivo central do Encontro com a Saúde que se vai realizar em Leiria.

Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, é um dos vários oradores convidados. O médico vai participar numa mesa redonda sobre stress e burnout e "a arte da resiliência", moderada por Massano Cardoso, professor catedrático de Epidemiologia e Medicina Preventiva e diretor do Instituto de Higiene e Medicina Social da Faculdade de Medicina de Coimbra.

O evento, que tem como lema "Na partilha, a diferença", é organizado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral, através do Conselho Técnico dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, e pela Escola Superior de Saúde de Leiria.

Procurando "desenvolver conhecimento e partilha na área da saúde", a Comissão Organizadora destaca a importância da "visão integradora e multidimensional do conceito de saúde".

Saúde escolar: "somando valores"

A reunião arranca com uma mesa redonda dedicada à saúde escolar e, exatamente sob o tema "somando valores", conta com a colaboração de especialistas de variadas áreas, desde logo, com a participação de Gregória Von Amann, responsável pela Área da Saúde Escolar da Direcção-Geral da Saúde.

Moderada por Odete Mendes, médica de Saúde Pública, o painel integra profissionais de Enfermagem, Higiene Oral, Saúde Ambiental, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. Também os docentes, alunos e pais estarão representados nesta sessão.


Ainda antes do almoço, Ricardo Mestre, vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), irá proferir uma Conferência, focada no tema do Encontro. Intitulada “Do sistema para a pessoa e da pessoa para sistema”, será moderada por Emanuel Vital, coordenador do Conselho Técnico dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica do ACES Pinhal Litoral.

Além da exposição de pósteres e de fotografias e de uma atuação da HigiaTuna, o programa contempla ainda a realização da mesa redonda dedicada à comunicação e marketing em Saúde: “As palavras (que) contam”.

O programa completo pode ser consultado aqui.

O Encontro com a Saúde terá lugar dia 13 de outubro, no Auditório 1 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda