XXIV Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

É a primeira vez que a capital transmontana vai receber uma Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). Para a coordenadora da reunião, Elisa Serradeiro, tal "reflete o reconhecimento do trabalho que foi sendo realizado ao longo dos últimos 20 anos na Unidade de Doenças Autoimunes do Hospital de Vila Real", pela qual é responsável.

De acordo com a médica, "para elaborar o programa, privilegiámos a vertente clínica", tendo sido convidados "especialistas de reconhecido mérito na área da autoimunidade, para, nas suas conferências, nos falarem sobre tratamento de nefrite lúpica, síndrome de Sjögren e doenças autoimunes muito raras".

Já nas mesas redondas, estarão em debate temas como o papel dos autoanticorpos nas doenças autoimunes, esclerose sistémica, miopatias inflamatórias e vasculites sistémicas.

A especialista acrescenta que haverá também um caso clínico interativo, "em que poderemos testar alguns dos conhecimentos aqui adquiridos e que ilustra o papel da Medicina Interna no tratamento dos doentes autoimunes".

Por outro lado, adianta que os doentes não foram esquecidos, até porque "sem os quais nada disto faria sentido. Assim, vamos convidá-los a estar presentes numa sessão, onde participam representantes de Associações de Doentes e enfermeiras do Hospital de dia, pretendendo criar um espaço de diálogo e de partilha de dúvidas."



O programa contempla ainda a realização de 3 cursos pré-reunião, dirigidos a diferentes populações:
- “Doenças Autoimunes para Médicos de Família“; 
- “Capilaroscopia periungueal”, para internos de medicina interna ou internistas dedicados a tratar doentes autoimunes;
- “Doente Autoimune na Urgência”, para todos os internos ou internistas que contactam com estes doentes no Serviço de Urgência.

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
Secretariado - Veranatura
silviadasilva@veranatura.pt 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda