KRKA

Opinião

CPC2016 - Antevisão dos cursos pré-Congresso


Pedro Azevedo

Membro da Comissão Científica e Organizadora do CPC2016. Cardiologista do Hospital de Braga. Secretário-adjunto da Sociedade Portuguesa de Cardiologia



O Congresso Português de Cardiologia de 2016, que decorrerá de 23 a 26 de abril, pretende ir de encontro às necessidades dos seus participantes no que respeita à formação clínica e científica na área da Medicina Cardiovascular. Queremos que todos os que se dedicam a esta área, independentemente da sua especialidade, possam beneficiar e se revejam no programa científico deste Congresso.

Os cursos pré-Congresso são uma oportunidade única para conseguir esse objetivo, permitindo a abordagem e discussão de temas de grande relevância clínica, bem como a aprendizagem de procedimentos e técnicas que serão uma mais-valia para a prática clínica diária.

Na sua elaboração, houve o particular cuidado de selecionar cursos que fossem também abrangentes a outras especialidades para além da Cardiologia, sendo alguns desses cursos dirigidos especificamente a não cardiologistas.

O Curso de Eletrocardiografia Clínica está vocacionado essencialmente para o contexto de urgência. Após uma introdução teórica que abordará as bases da eletrocardiografia, serão analisados eletrocardiogramas contextualizados em 6 tópicos clínicos principais -- Reanimação Cardiorrespiratória, Síndrome Coronária Aguda, Insuficiência Cardíaca Aguda, Síncope, Palpitações e ECG em contextos não urgentes.

A Ecocardiografia focada para a emergência (FATE) pretende fornecer a médicos não cardiologistas a formação básica teórico-prática necessária para o diagnóstico da etiologia de quadros de choque mediante a execução de ecocardiograma bidimensional focalizado.



Teremos também o STEMICARE destinado a todos os profissionais do Serviço de Urgência. Tem como principal objetivo rever a abordagem intra-hospitalar precoce do enfarte agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, de uma forma prática, atual e adaptada à realidade nacional.

O SAVIC tem como objetivo sistematizar conceitos e treinar abordagens no doente com insuficiência cardíaca em diferentes períodos, desde a fase inicial do tratamento no serviço de urgência até uma fase posterior de pré-alta hospitalar.

Em continuidade com este curso, está a ser elaborado o Curso de Insuficiência Cardíaca Crónica, vocacionado para o seguimento em ambulatório desta patologia, com caráter muito prático e baseado na discussão de casos clínicos.

Um curso há muito esperado no CPC, a Cardiopatia e Gravidez, vai abordar questões pertinentes do seguimento da grávida com doença cardíaca, como o risco cardiovascular e fármacos desaconselhados na gravidez e aleitamento, com discussão de variados casos clínicos nesse contexto.

Multimodalidade de Imagem e Válvula Aórtica Percutânea (TAVI) e o Curso de Fisiologia Coronária são dois cursos inovadores e originais: o primeiro incide nos diversos desafios contemporâneos que se colocam na decisão, implantação e seguimento de doentes com próteses valvulares aórticas percutâneas, enquanto o segundo aborda os fundamentos da fisiologia coronária e da sua avaliação no laboratório de hemodinâmica, focando a importância dos métodos de avaliação de isquemia e sua transposição para os diversos contextos da doença coronária.

Com características mais técnicas e de extrema importância, teremos o Curso de Suporte Avançado de Vida e o Curso Europeu de Suporte de Vida Pediátrico, destinados, respetivamente, ao treino de reanimação de adultos e crianças gravemente doentes, desenvolvidos de acordo com as novas recomendações do European Resuscitation Council, indispensáveis para todos os profissionais de saúde.



Vamos ter dois cursos imprescindíveis a quem lida com o doente crítico: o curso CAVE, que permite a aquisição dos fundamentos e competências básicas para a colocação de acessos venosos centrais com recurso a ecografia, e o curso ECMO e Suporte Circulatório Mecânico Agudo, onde a utilização da técnica de oxigenação por membrana extracorpórea é considerada nos diversos cenários clínicos, desde a sua utilização neonatal até ao transplante cardíaco, com componente prático muito vincado.

Não perca a oportunidade de participar num destes excelentes cursos. Contamos convosco no CPC2016!




Artigo publicado no Jornal Médico de dezembro 2015. 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda