KRKA

Opinião

«Todas as USF deviam ter acesso à prescrição social»


Cristiano Figueiredo

Médico de família, USF da Baixa



Quando foi a última vez que teve um utente na consulta com um problema social? Provavelmente, há demasiado pouco tempo.

Todos nós, médicos e enfermeiros, contactamos nas nossas consultas com pessoas das mais variadas classes sociais e níveis de rendimentos. Se trabalharmos no SNS, a sociedade entra-nos na consulta em todo o seu esplendor, diversidade e desigualdade.

Os nossos gabinetes são uma janela para a comunidade que servimos, para as vidas que a habitam e para os problemas que as atormentam. Nem todos são problemas de saúde e são precisamente estes que nos deixam mais desconfortáveis. Faltam-nos escalas, orientações e redes de referenciação quando o utente desabafa, a meio da consulta, que se sente sozinho, está desempregado, tem medo de ser despejado, não consegue comprar vegetais ou frequentar um ginásio.

Quando a consulta segue por estes caminhos sinuosos é difícil ficarmos indiferentes e fácil sentirmo-nos impotentes. Não sabemos o que fazer. A PEM apenas permite passar medicamentos, o ALERT apenas referencia a serviços hospitalares e o Serviço Social das URAP é frequentemente escasso, distante e desmotivado.


Cristiano Figueiredo

Coincidentemente (ou não), o utente que desvenda o seu problema social nas entrelinhas da consulta é também a pessoa com mais doenças crónicas, regime terapêutico mais complexo e piores indicadores de saúde. Não há tempo para tudo e a saúde é a prioridade. Contornamos o modelo biopsicossocial que tanto idealizamos, ignoramos o problema social deixado a descoberto e seguimos em frente, medimos, auscultamos, abrimos a PEM.

O médico termina a consulta com a sensação de dever cumprido, o doente sai da consulta satisfeito com as suas receitas, mas no final de contas 80% da saúde daquele utente ficou a descoberto, desatendido e suplantado. Apenas 20% do estado de saúde dos nossos utentes se deve à atuação do sistema de saúde. Os restantes 80% são o resultado de fatores socioeconómicos (40%), comportamentos em saúde (30%) e ambiente físico (10%).

Portanto, 80% do estado de saúde dos nossos utentes depende de como vivem, estudam, trabalham e se divertem – isto são os determinantes sociais de saúde. Se são tão importantes para o estado de saúde dos nossos utentes, porque continuamos a ignorá-los na prestação, contratualização e planeamento dos cuidados de saúde primários?

A prescrição social é um modelo de integração de cuidados entre a saúde e o setor social e solidário que permite às unidades de saúde responder às necessidades não médicas dos seus utentes e atuar nos determinantes sociais de saúde.

No Dia Mundial da Saúde, Marcelo Rebelo de Sousa, após uma visita à USF da Baixa, declarou que “a prescrição social é o futuro dos CSP”. Dois meses depois, a Assembleia da República recomendou ao Governo desenvolver projetos de prescrição social nas unidades de saúde. Na retoma da reforma dos CSP vão-se discutir modelos. Mas não nos esqueçamos de discutir o modelo de CSP que idealizamos – qualquer modelo será incompleto sem a prescrição social.

Se pretende implementar um projeto de prescrição social na sua USF ou ACES, contacte o NOVA PSOA – Grupo de Investigação para a Implementação e Avaliação da Prescrição Social, da Escola Nacional de Saúde Pública: nova.psoa@ensp.unl.pt


(Pode ver AQUI a reportagem da Just News sobre o início da implementação do projeto de prescrição social na USF da Baixa, implementado precisamente por Cristiano Figueiredo.)



Artigo publicado no Jornal Médico dos cuidados de saúde primários de outubro, no âmbito de um Especial dedicado precisamente dedicado ao 12.º Encontro Nacional das USF.

Dirigida a profissionais de saúde e distribuída em todas as unidades de saúde familiar (USF) do país, esta publicação da Just News tem como missão a partilha de boas práticas, de boas ideias e de projetos de excelência desenvolvidos no âmbito dos cuidados de saúde primários, facilitando a sua replicação no SNS.  

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda