28 de abril: assinala-se hoje o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

Promover a recolha de informação como um contributo decisivo para uma melhor prevenção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais. Este é o tema central do Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, que se assinala hoje, 28 de abril.

O tema escolhido está alinhado com a campanha desenvolvida este ano pela Organização Internacional do Trabalho, que "propõe a recolha de informação sobre segurança e saúde no trabalho - SST - como meio essencial para otimizar a intervenção preventiva", refere Pedro Pimenta Braz, inspetor-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).



Segundo o responsável, "
sem estabelecer um sistema rigoroso de recolha de dados fiáveis sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais, nunca conseguiremos prever futuros eventos trágicos nos locais de trabalho".

E acrescenta que, pelo contrário, "possuindo aqueles dados, podemos então detetar novos riscos, identificar setores e locais de trabalho mais perigosos, assim como desenvolver as subsequentes políticas preventivas conducentes à preservação de vidas humanas".

Nesse sentido, Pedro Pimenta Braz adverte que "apenas recolhendo e avaliando constantemente a informação de SST ao nível dos locais de trabalho, setores, regiões e países, é que se conseguem estabelecer prioridades e focar as ações assertivamente e com sucesso. Identifica-se pois o problema e age-se em conformidade, devendo esta metodologia integrar a gestão rotineira de qualquer entidade empregadora."


Podem ser consultadas mais informações sobre o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho 2017 aqui.


Imprimir



Siga-nos no Instagram