32º Encontro Nacional de MGF: já está disponível o programa preliminar

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) acaba de anunciar que já está disponível o primeiro programa preliminar do 32º Encontro Nacional de MGF. O evento, agendado para os dias 5, 6 e 7 de março, realiza-se sob o lema: "pensar positivo e trabalhar em equipa”.

Entre os vários workshops que se irão realizar, serão abordados temas como: "O Médico de Família como promotor do aleitamento materno", "Abordagem de lesões traumáticas desportivas em ambiente pré-hospitalar", "Ética e deontologia em MGF", promovido pelo Núcleo de Bioética e Ética Médica da APMGF, "O computador na consulta de MGF – estratégias de integração e treino de competências de comunicação clínica".

Outros temas a debater no encontro incluem, por exemplo, a "Investigação: porquê e para quê?", a cargo do Centro de Estudos de Medicina Geral e Familiar, a "Medicina Humanitária", tópico a desenvolver pela Associação Saúde em Português, ou a "USF como organização Positiva", pela Associação Nacional das USF (USF-AN).

A conferência inaugural, dedicada ao tema central do evento, intitula-se "Pensar positivo e trabalhar em equipa” e será proferida por Helena Marujo, psicóloga e professora auxiliar convidada do ISCSP.

De acordo com a comissão organizadora, a temática do doente crónico na rede dos cuidados de saúde primários irá "dominar o debate político, prevendo-se a presença de representantes de todos os partidos políticos representados na Comissão Parlamentar de Saúde da Assembleia da República".

Serão também partilhados exemplos de boas práticas e projetos inovadores, "como é o caso do ´GPS – Gestão Pessoal de Saúde`, já em curso na USF S. João do Estoril, com a participação de 20 utentes. O projeto parte do conceito de ´governação pessoal de saúde` e visa reforçar a soberania, autonomia e capacitação em saúde das pessoas e famílias."

O programa preliminar pode ser consultado aqui.



Novos sócios internos com inscrição gratuita

A APMGF possibilita que todos os médicos que ingressam no Internato de Medicina Geral e Familiar (MGF) em janeiro de 2015 possam participar gratuitamente no 32º Encontro Nacional de MGF, desde que se tornem sócios da Associação até dia 31 de janeiro. Este é também o dia em que termina o primeiro prazo de inscrição, com preços "extremamente interessantes" para a generalidade dos sócios (30 euros), aumentando para 80 euros no segundo prazo (até 22 de fevereiro) e 100 euros (a partir de 23 de fevereiro).

Contactos:
   APMGF
    Av. da República, 97 - 1.º
    1050-190 Lisboa - Portugal
    Telf. + 351 217 615 250
    Fax: + 351 217 933 145
    apmgf@apmgf.pt
    secretariaapmgf1@apmgf.pt

Imprimir