KRKA

A importância da interação entre os CSP e os cuidados hospitalares de Reumatologia

Com o intuito de formar e informar os médicos de família para que possam dar um melhor e mais eficaz acompanhamento ao doente reumático, vai realizar-se, dias 18 e 19 de setembro, a 7.ª edição do Curso de Reumatologia Prática em Cuidados Primários. Jaime Branco, diretor desta ação de formação, refere que as doenças reumáticas são, no seu conjunto, a mais prevalente situação clínica, sendo a interação entre a MGF e a Reumatologia “absolutamente fundamental”.

“Raquialgias”, “Abordagem clínica da doença reumática”, “Lúpus eritematoso sistémico” e “Envelhecimento e doenças reumáticas” são as quatro temáticas a desenvolver no decorrer desta sétima edição do curso, que serão ilustradas por dois casos clínicos cada uma. Haverá também duas conferências, subordinadas aos temas “Doença reumática e gravidez” e “Referência do doente reumático dos CSP para a Reumatologia”.

Os discentes têm ainda dois questionários de autoavaliação, de pré e pós-curso, que lhes permitem avaliar os ganhos que tiveram com esta ação de formação.

Entrevistado pelo Jornal Médico, Jaime Branco, atual diretor da NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, assim como do Serviço de Reumatologia do CHLO/Hospital de Egas Moniz, explica as principais características do Curso e aborda alguns temas, nomeadamente o acompanhamento da doença reumática nos CSP e a importância da referenciação para Reumatologia ser feita de forma mais eficaz

“As doenças reumáticas são, no seu conjunto, a mais prevalente situação clínica que afeta os seres humanos, nomeadamente no mundo ocidental, logo a maioria dos doentes não pode ser vista e seguida apenas por reumatologistas”, afirma Jaime Branco, referindo considerar que, apesar disso, esta área da Medicina não ocupa ainda o lugar no ensino – pré ou pós-graduado e na cobertura médica assistencial do SNS – que a sua epidemiologia justifica. 

A entrevista completa a Jaime Branco pode ser lida no Jornal Médico de setembro, cuja edição está disponível esta semana.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda