KRKA

Autocuidado: partilha de experiências sobre «esta área central para a prática de Enfermagem»

A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) vai organizar, este ano, o Fórum Internacional Autocuidado. A reunião está associada às comemorações da Semana do Autocuidado, que decorrem anualmente por todo o mundo e que, este ano, têm como lema: "Ajudar as pessoas a cuidar de si".

No Fórum serão divulgados os resultados obtidos com o trabalho de investigação desenvolvido pela ESEP nesta área, de forma a promover "a partilha de experiências e conhecimentos relacionados com esta área central para a prática de Enfermagem".

David Webber, presidente da International Self Care Foundation, é um dos oradores convidados e irá proferir uma palestra intitulada "O autocuidado na saúde". Uma das sessões estará focada na discussão sobre "A gestão da doença e do regime terapêutico da pessoa" com diabetes, DPOC, insuficiência cardíaca e feridas crónicas, havendo ainda uma abordagem sobre os Programas prioritários da DGS.


No último painel do programa, dedicado a debater as "Melhores práticas no autocuidado", as intervenções incidirão sobre as pessoas dependentes no autocuidado, a promoção da autonomia e as avaliações da pessoa dependente e do familiar cuidador e respetivas orientações para a clínica.




No âmbito deste evento, será lançado o livro "A pessoa dependente e os familiares cuidadores". De acordo com a ESEP, trata-se de uma obra, "elaborada por investigadores e especialistas que, nos diferentes capítulos, se dedicam a temáticas de interesse para o profissional de saúde, para a pessoa dependente e para o familiar cuidador".

O programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda