KRKA

Acolhimento de refugiados: DGS lança manual sobre alimentação «em situações de emergência»

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), acaba de anunciar que lançou um manual com linhas de orientação para a receção a refugiados intitulado “Acolhimento de refugiados: Alimentação e necessidades nutricionais em situações de emergência”.

É considerado um "documento inovador a nível nacional", que utiliza a evidência científica "mais recente, proveniente de organismos internacionais, e útil para quem ajuda, tanto em Portugal e a nível Europeu, no acolhimento a refugiados".

Em comunicado, a DGS explica que, a partir da cultura alimentar portuguesa e dos produtos alimentares existentes no nosso país, este manual pretende ser "uma referência para a intervenção nutricional e alimentar aos refugiados que chegam a Portugal".

A obra está organizada em três partes. Inicia-se com a avaliação do estado nutricional da população a receber, apresentam-se de seguida estratégias para o desenho da intervenção nutricional e alimentar e, na parte final, aborda-se o tema da higiene e segurança dos alimentos. Esta última parte pretende ser particularmente útil para as instituições que podem receber muitas pessoas e onde a confeção de refeições necessita de obedecer a critérios exigentes de higio-sanidade.

O manual parte do princípio de que refeições culturalmente adaptadas a grupos de refugiados podem conviver com a boa qualidade nutricional e com os gostos e preferências das populações de origem, que, de resto, não se afastam muito da matriz mediterrânica comum.

Ao longo do manual disponibilizam-se diversos quadros e outras ferramentas pedagógicas em anexos que facilitam a compreensão de toda a informação, tanto para profissionais da área como para as famílias de acolhimento. Apresenta ainda algumas considerações relacionadas com os cuidados básicos na área da psicologia destinados às equipas que estão no terreno a prestar apoio alimentar.

O manual encontra-se disponível online, de forma totalmente gratuita, para leitura ou descarregamento no blogue do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável em: http://nutrimento.pt/.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda