«A gestão integrada da doença exige uma perspetiva multidisciplinar»
A Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento (APCSC) realizou hoje, em Lisboa, o seu 1.º Encontro Científico. Maria do Céu Machado, diretora do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria (CHLN) e vice-presidente da Associação, sublinha que esta é "a única sociedade científica em Portugal que reúne médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de diagnóstico e terapêutica".
Os especialistas estiveram reunidos no auditório da Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa, que decorreu sob o lema “Adesão terapêutica: uma abordagem multidisciplinar”.
De acordo com Maria do Céu Machado, "a gestão integrada da doença exige uma perspetiva multidisciplinar, salientando as contribuições dos diferentes profissionais de saúde e das áreas de interface".
Para este encontro foram convidados dois conferencistas, John Weiman e Robert Horne, "de prestigio internacional nesta temática". Foram também apresentadas "diferentes perspetivas da adesão terapêutica em função das áreas de especialidade, assim como exemplos de boas práticas na implementação e promoção da adesão terapêutica no âmbito dos cuidados de saúde", referiu a vice-presidente da APCSC.
Na sua opinião, "o aumento da esperança de vida em Portugal, com o consequente aumento das doenças crónicas, torna urgente a organização dos cuidados de saúde em equipa multidisciplinar".


