Cepheid Talks

«Alguns dos medicamentos habitualmente utilizados em idosos podem ser inapropriados»

Médico de família da USF São João do Porto e copresidente das Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar, que se realizam em março, Manuel Viana vai ser, simultaneamente, moderador e palestrante na mesa-redonda “Desafios em Geriatria”, uma sessão que vai incidir na análise de casos clínicos.

“O objetivo é partilharmos os nossos sucessos e aprendermos com os nossos erros, para não os voltarmos a cometer”, observa.

"A temática da desprescrição de fármacos deveria ser mais falada”

Questionado acerca dos maiores desafios em Geriatria, Manuel Viana responde que a síndrome de fragilidade apresentada por boa parte dos idosos, assim como a polifarmácia, isto é, o uso simultâneo de cinco ou mais medicamentos, são uma preocupação.


“Alguns dos medicamentos habitualmente utilizados em idosos podem ser inapropriados. Esta situação agrava-se no caso dos doentes frágeis, dependentes e institucionalizados”, afirma Manuel Viana, salientando que "a temática da desprescrição de fármacos deveria ser mais falada em congressos e reuniões científicas, daí a incluirmos nas nossas Jornadas".

Tal como explica, a polifarmácia e a prescrição de medicamentos inadequados “leva a um maior risco de reações diversas e de interações medicamentosas, que podem resultar num declínio da função cognitiva e de um maior risco de quedas, institucionalização, hospitalizações e mortes”, originando, também “maiores custos em saúde”.


Manuel Viana

"É preciso avaliar caso a caso"

Manuel Viana, que tem uma pós-graduação em Geriatria e a competência nessa área atribuída pela Ordem dos Médicos, chama a atenção para um facto: “A população idosa mais frágil e com multimorbilidades não é habitualmente incluída em ensaios clínicos, dificultando o trabalho do médico, uma vez que não existe evidência científica.”

“Um dos principais objetivos da Geriatria é evitar a iatrogenia – não prescrever a mais nem a menos. Mas é difícil, pois temos poucas linhas de orientação. É preciso avaliar caso a caso, retirar os medicamentos de forma lenta, se for essa a situação, e ir monitorizando”, explica.

E continua: “Isto implica tempo e condições que, infelizmente, não temos na nossa prática clínica.”

O assunto vai ser abordado por Rodrigo Costa, interno de MGF da USF Garcia de Orta, no Porto, e Hugo Cordeiro, médico de família, com especialidade em Geriatria, que trabalha com doentes institucionalizados na Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Um dos temas em debate na mesa dedicada à Geriatria prender-se-á com o tratamento da hipertensão em idosos frágeis. Manuel Viana vai falar de um guia prático de desprescrição para esta patologia.



Melhorar a literacia em saúde para reduzir o consumo de antibióticos

Manuel Viana e Ana Correia de Oliveira, coordenadora da USF Cedofeita, no Porto, e que também integra a Comissão Organizadora das Jornadas, vão conduzir a sessão “Casos Clínicos Flash – Os Erros Comuns da Antibioterapia no Ambulatório”, que terá como palestrante a infeciologista Flávia Cunha, do CH e Universitário de São João.

No seu entender, este é um assunto de grande importância, uma vez que “a resistência aos antibióticos é uma ameaça muito grande”, que se deve, entre outros aspetos, a uma prescrição incorreta e à sua utilização excessiva. “É preciso diminuir o uso de antibióticos, que não passa apenas por reduzir a prescrição, mas também por melhorar a literacia em saúde da população”, conclui.

As V Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar realizam-se nos dias 23, 24 e 25 de março, no Sheraton Porto.




À semelhança do que ocorre desde a primeira edição, a Just News vai editar o jornal oficial das V Jornadas Multidisciplinares de Medicina Geral e Familiar. Todos os inscritos na reunião terão, assim, acesso a um conjunto de novidades, artigos, entrevistas e fotos do evento, que é um marco formativo em MGF.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda