Apresentação do ensaio «Adolescentes», de Maria do Céu Machado

Dia 17 de setembro terá lugar, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, a apresentação do ensaio «Adolescentes», de Maria do Céu Machado, diretora do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e presidente da Associação para as Crianças de Santa Maria (ACSM). A entrada é livre, mediante uma pré-inscrição.

O ensaio, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), incide sobre o significado da adolescência e a melhor maneira de os pais a acompanharem.

De acordo com a FFMS, em “Adolescentes”, a autora começa por "definir adolescência (o que é tarefa quase impossível), descreve o perfil de um adolescente na fase precoce e na fase tardia (o que não é fácil) e explica de forma simples os fenómenos biológicos que condicionam essas fases (segundo a evidência científica actual). Dedica um capítulo ao cérebro (em reconfiguração activa) e os seguintes a diversas áreas de interesse nesta fase da vida, como os estilos de vida, a saúde e doença crónica."

O livro tem, como objetivo, "ajudar os que lidam com adolescentes, particularmente os pais, a decifrar o insondável e apaixonante mistério da adolescência, que deixa em cada um sentimentos ambíguos de plena felicidade e inexplicável solidão".

A apresentação da obra tem início às 18h00 e estará a cargo de Gonçalo Cordeiro Ferreira e João Miguel Tavares e conta com a presença de Maria do Céu Machado e de António Araújo, diretor de publicações da FFMS.

Imprimir