Cepheid Talks

As boas práticas e o papel da URAP na sustentabilidade e qualidade do SNS

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte vai organizar, dia 30 de setembro, no Auditório do Centro de Reabilitação do Norte (CRN), as V Jornadas URAP (Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados), que decorrerão subordinadas ao tema: "Planear ... para Agir: Boas Práticas e Qualidade". 

Rui Cernadas, vice-presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, é um dos intervenientes do primeiro painel das jornadas - “Planear... para Agir" - e irá falar sobre os “Desafios para a URAP do Futuro”. Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração dos SPMS, e José Garcia, do Departamento de Contratualização da ARS Norte, irão abordar, respetivamente, os temas: “O SClínico, os profissionais e o utente. Que vantagens?" e “Contratualização e objetivos”.

Na outra sessão do evento estarão em debate as “boas práticas na abordagem do utente dependente”. Sob a moderação de Ruben Almeida, diretor clínico do CRN, este painel terá a participação de variados especialistas, com diferentes perspetivas e experiências: Fátima Gandarez (fisiatra), Ana Rita Pacheco (psicóloga), Bárbara Moreira (nutricionista), Teresa Soares (assistente social), Mário Rui Correia (fisioterapeuta - coordenador), Susana Araújo (terapeuta da fala) Daniela Pinto (terapeuta ocupacional), Vítor Lopes (enfermeiro - responsável de piso).

Antes da sessão de encerramento, realiza-se ainda uma conferência, a cargo de Álvaro Almeida, presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, intitulada: “Os contributos da URAP na sustentabilidade e qualidade do SNS”.

Partilhar experiências no âmbito dos CSP
A comissões organizadora e científica das jornadas salientam que "desafiam todos os profissionais da saúde a partilharem experiências, estudos e trabalhos desenvolvidos no âmbito dos cuidados de saúde primários, através da apresentação de comunicações orais ou poster". Data limite para envio dos resumos: 10 de setembro.

A inscrição pode ser efetuada online aqui.
Contacto: arsn@arsnorte.min-saude.pt

Sobre a URAP
De acordo com o documento que estabelece os princípios informadores da organização e do funcionamento da URAP do agrupamento de centros de saúde (ACES), a URAP "congrega vários profissionais, com competências diversas, nomeadamente médicos de especialidades, que não de medicina familiar e de saúde pública, os quais já se encontram integrados noutras unidades funcionais do ACES, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de saúde oral e ainda outros técnicos com competências diferentes das enumeradas, que estejam ou venham a ser integrados no ACES".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda