Cepheid Talks

Associação de Profissionais de Saúde em Reumatologia realiza o seu 1º Simpósio

"Aderir para tratar" é o lema do 1º Simpósio promovido pela Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSReuma). A associação, presidida pela enfermeira Lurdes Barbosa, do Hospital Garcia de Orta, "surgiu da vontade de um grupo de enfermeiros que se dedicam à área da Reumatologia há já alguns anos". A reunião terá lugar dia 28 de novembro, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

De acordo com Ricardo Ferreira, enfermeiro do Serviço de Reumatologia do CHUC e vice-presidente da APPSReuma, este evento pretende "debater a importância da adesão à terapêutica (não só no que aos medicamentos diz respeito, mas também à prática de exercícios físicos adequados, nutrição, entre outros) e da promoção do autocuidado e gestão da doença crónica (ajuste nas atividades diárias, no trabalho, na relações com amigos e família)".

Do programa fazem parte as mesas redondas: "O `Medo da doença/incapacidade` versus o ´Medo da medicação` nas doenças reumáticas", "Consultas de Enfermagem em doenças crónicas: Experiências Portuguesas" e "A adesão terapêutica: Um problema de todos".

No âmbito da apresentação do simpósio, Ricardo Ferreira sublinha ainda que, embora as doenças reumáticas sejam conhecidas sobretudo pela dor e pela limitação funcional, "o impacto na vida causado pela fadiga intensa, pelas alterações no sono, pela depressão e/ou ansiedade são menos conhecidas". Desta forma, outro dos temas centrais do evento será "o desenvolvimento de consultas de enfermagem para a pessoa com doença crónica, nas quais estes problemas podem ser debatidos".

Na sua opinião, "os enfermeiros são os profissionais que melhor poderão intervir no educar sobre a doença e sobre a importância da adesão ao plano terapêutico" e realça o papel do enfermeiro como "elemento de interligação entre o doente e os outros profissionais: médicos (reumatologista, medicina geral e familiar, cardiologista, etc), outros enfermeiros (de família, especialistas), fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos". 

O vice-presidente da APPSReuma recorda que "a prevalência da doença crónica, da conjugação de comorbilidades, da polimedicação, da dependência física, do isolamento social, bem como a crise na sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde não vão parar de aumentar". E, nesse contexto, uma das questões que levanta é se "Estará Portugal a usar os recursos de que dispõe, nomeadamente das competências dos enfermeiros?".

A reunião tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e o patrocínio da AbbVie. O programa pode ser consultado aqui.



Inscrição:
Associados APPSReuma: Grátis
- Não Associados: 10€ (até 23 de novembro; 12,5€ depois dessa data)
A inscrição inclui almoço e cafés.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda