Cepheid Talks

Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide celebra 20 anos de existência

Ao longo dos dias 9 e 10 de abril, a Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) vai realizar as suas XV jornadas. O evento realiza-se no âmbito do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide e assinala os 20 anos de existência da associação. O encontro, que terá lugar no Hotel Altis, em Lisboa, conta com a intervenção de médicos, deputados e de representantes de entidades reguladoras da saúde em Portugal.

O primeiro dia das jornadas será mais dedicado aos profissionais de saúde e terá como principais temas: a discussão dos direitos e deveres do SNS, a apresentação dos novos dados sobre a artrite reumatoide através do Epireuma.pt, a apresentação dos estudos mais recentes na área da artrite reumatoide, a abordagem ao plano de financiamento científico da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e à oportunidade para o estudo da artrite reumatóide.

No dia seguinte, 10 de abril, o foco serão os doentes. Estarão em discussão assuntos relacionados com as políticas de saúde na perspetiva do cidadão, os direitos e deveres dos doentes, as terapêuticas da artrite reumatóide, as diferenças entre biotecnológicos e biossimilares, o controlo da depressão na artrite reumatóide, a adesão à terapêutica, a prática do exercício físico e atividades como a hidroginástica, hidroterapia e termalismo.

“Por forma a assinalar os 20 anos da associação foi planeado um programa extenso de temas a abordar que serão divididos em dois dias de trabalho, um dedicado aos profissionais de saúde e outro aos doentes”, refere Arsisete Saraiva, presidente da ANDAR.

A responsável adianta ainda que “no dia 11 de abril, sábado, realizaremos também uma Missa de Homenagem a todos os doentes com Artrite Reumatóide e seus familiares que nos deixaram, que será celebrada pelo Senhor Cardeal D. Manuel Clemente, às 12h00, na Igreja de São João de Brito”.

O programa pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda