KRKA

Canábis para uso medicinal: «Vamos compreender qual o papel do médico de família»

No final deste mês realizam-se as Jornadas MGF Além Fronteiras e, à semelhança das anteriores três edições, "tentamos sempre escolher temas ´além fronteiras`, pouco debatidos e também temas tabu", afirma Mafalda Borda d`Água, presidente da Direção da Associação Medicina Geral e Familiar Além Fronteiras (MGFAF).

Um dos "temas diferentes do habitual" que será abordado no evento, que decorrerá nos dias 29 e 30 de abril, é a mesa redonda "Canabinoides - quando prescrever?".



"Todos nós vamos aprender muito nessa sessão"

Em declarações à Just News, Mafalda Borda d`Água, salienta que "este é um tema pouco abordado em reuniões médicas porém, por vezes, questionado pelos doentes em consulta". Por esse motivo, considera que "é de todo relevante perceber o que existe, o que é que se faz, como é que é utilizado, quem pode utilizar, quem pode prescrever, etc", deixando uma certeza: "Todos nós vamos aprender muito nessa sessão!"

Uma das oradoras convidadas é a diretora clínica da Kanab Clinic, Ana Rita Andrade, especialista em Medicina Geral e Família, pós-graduada em Cuidados Continuados e Paliativos e com formação qualificada e certificada em tratamentos com canabinóides, pela Society of Cannabis Clinicians e The Medical Cannabis Institute - TMCI Global.

Mafalda Borda d`Água esclarece que a especialista "oferece na sua clínica o uso de canábis medicinal em várias áreas, nomeadamente controlo da dor problemas neurológicos distúrbios psiquiátricos cuidados paliativos problemas gastrointestinais e neurologia pediátrica". Acrescenta, contudo, que nessa sessão "é nosso objetivo tentar perceber exatamente qual poderá ser o papel do médico de damília nesta questão do uso do canábis para uso medicinal".

A sessão conta também com a intervenção da anestesiologista Anabela Marques, que desde 2020 integra a Unidade de Dor Crónica da ULS de Entre Douro e Vouga, sendo responsável pelas técnicas interventivas em dor crónica desta unidade.



"Mundo Extra-PEM: Suplementos e vitaminas"

Um outro exemplo de uma discussão "além fronteiras" que se vai realizar nas 4.as Jornadas MGF Além Fronteiras é o debate sobre suplementos e vitaminas. Partilhando a ideia de que o médico de família não pode simplesmente dizer "isso não interessa para nada" aos seus utentes, Mafalda Borda d`Água explica qual o objetivo:

"Queremos tentar perceber se realmente existem suplementos e vitaminas que comprovadamente estão recomendados ou se será apenas efeito placebo, até porque o seu custo é elevado dado não terem qualquer comparticipação pelo Sistema Nacional de Saúde. Outra questão é que, muitas vezes, os doentes consideram que os ´produtos naturais` e ´vitaminas`, por serem ´naturais` não tem problema para a saúde e também é importante perceber e desmistificar esta questão."

E não só. A médica interna de MGF lembra que "está muito em voga as suplementações dos ginásios" e considera que, "ao longo do nosso internato não temos formação nesta área, e é também importante irmos atualizando o nosso conhecimento nesta área".

Nesse sentido, "nada melhor que realizar uma mesa redonda com um Médico de Família também Farmacêutico – o Dr. Lima Nogueira – e ainda um Nutricionista – o Dr. Pedro Carvalho".



A 4ª edição das Jornadas MGF Além Fronteiras volta a realizar-se em formato híbrido, realizando-se no Hotel Solverde Spa & Wellness Center, em Vila Nova de Gaia, e tendo transmissão online.

A inscrição e outras informações podem ser consultadas aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda