Conferência Internacional de Aleitamento Materno 2014

Está agendado para os dias 2 e 3 de outubro de 2014 a próxima edição da Conferência Internacional de Aleitamento Materno, que decorrerá na Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, na Caparica.

O evento inclui também, no primeiro dia, o Encontro dos Hospitais Amigos dos Bebés. Com o objetivo de discutir alguns dos problemas e experiências dos Hospitais já acreditados, serão abordados temas como "Conhecimentos, atitudes e práticas em Aleitamento Materno" e "Dificuldades e melhoria contínua na prática em Aleitamento Materno".

No dia seguinte, e entre outros temas, faz parte do programa a conferência “O Código Internacional de Marketing de substitutos do Leite Materno e o seu cumprimento em Portugal" e o debate sobre questões relacionadas com a acreditação das unidades de Cuidados de Saúde Primários como "Unidades Amigas dos Bebés".

Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram, em 1992, um programa mundial com vista a promover o aleitamento materno. Intitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), o projeto surgiu no seguimento dos resultados da investigação científica, que salienta os benefícios do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe e que destaca, em particular, o momento considerado mais crítico para o sucesso de uma boa amamentação, o período de internamento por ocasião do parto.

A Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés tem por objetivo "a promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização dos serviços obstétricos e pediátricos de hospitais, mediante a adopção das `Dez medidas para ser considerado Hospital Amigo dos Bebés`".



Contactos:
COMISSÃO NACIONAL "INICIATIVA HOSPITAIS AMIGOS DOS BÉBÉS"
E-mail: hab@unicef.pt
Tel.: 213 177 500

Imprimir