KRKA

Congresso de Fisioterapia focado na perspetiva neurológica e biomecânica da marcha

Entre os dias 17 e 19 de abril realiza-se, em Castelo Branco,  o I Congresso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD). O evento pretende "dar a conhecer e refletir acerca dos últimos avanços científicos e técnicos, numa perspetiva neurofisiológica e biomecânica, na análise e intervenção na marcha, em pessoas saudáveis ou com patologia, desde crianças a idosos".

Organizado pelo Núcleo de Fisioterapia da ESALD, com o apoio da respetiva área científica, o congresso tem como lema: "Marcha: uma perspetiva Neurológica e Biomecânica". De acordo com a comissão organizadora, o tema escolhido explica-se "na medida em que a Neurologia é uma área em constante renovação e estudo, sendo os doentes afetados com determinada patologia neurológica restringidos na participação e na atividade, exacerbando estas limitações no que concerne à marcha".



O primeiro dia do evento é marcado pela realização do curso "Neurofisiologia da marcha", que decorrerá ao longo de todo o dia. Esta ação de formação estará a cargo de Nigel Lawes, professor da University of Limerick e "um reconhecido investigador da neurofisiologia da marcha, numa perspetiva adaptada à reabilitação", refere a organização.

O curso visa discutir o papel dos gânglios basais, do cerebelo e do córtex cerebral na locomoção, analisar os fatores que levam à recuperação da lesão medular incompleta, atualizar o conhecimento sobre os geradores centrais de padrão (GCP) da medula espinal, incluindo as identidades genéticas dos neurónios, entre outros objetivos.

O segundo dia da reunião é dedicado à realização de vários workshops, sobre temas como "Tratamento de fisioterapia de uma criança com problema neurológico", "Marcha em meio aquático em Geriatria", e à apresentação de comunicações livres.

No sábado, terceiro dia do congresso, os temas a abordar estão organizados em oito mesas redondas:
- Modelo tripartido da marcha
- Controlo postural e marcha
- Relação membro superior e inferior durante a marcha
- Modelação em biomecânica - contribuição para a análise clínica da marcha
- Treadmill e treino da marcha
- Alterações na locomoção em idosos: influência da aptidão funcional
- Processo de maturação e desenvolvimento da marcha na criança
- Caracterização biomecânica da marcha na paralisia cerebral

O programa completo pode ser consultado aqui.


Para mais informações:
congresso.fisioesald@gmail.com
http://nftesald.wix.com/nftesald

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda