KRKA

Congresso internacional sobre o estudo da ansiedade e stress

Entre os dias 11 e 13 de setembro a cidade de Valência vai receber o X Congresso Internacional da Sociedade Espanhola para o Estudo da Ansiedade e do Stress (SEAS). Além de Espanha e Portugal, o evento conta com a participação de especialistas de vários países, nomeadamente EUA, Reino Unido, Itália, México, Argentina e Alemanha.

A Comissão Organizadora do Congresso integra três portugueses: Américo Baptista, Marina Carvalho e Francisco Esteves, que abordará também o tema das reações emocionais e o stress.

Do programa da reunião, que tem o envolvimento de outros portugueses, fazem parte três conferências plenárias, cujos palestrantes, das Universidades do País Basco, Complutense de Madrid e de Málaga, abordarão temas como a deteção e intervenção precoce nos doentes com alto risco de suicídio, as desordens emocionais no âmbito dos cuidados de saúde primários e a importância da inteligência emocional em tempos difíceis. Realizam-se ainda, ao longo dos três dias, cinco sessões interativas e 40 simpósios ou sessões temáticas.

Entre os muitos outros temas que estarão em discussão, podem ser referidos, por exemplo, os sintomas obsessivos em irmãos de crianças com perturbação do espectro do autismo, a prevenção da depressão e a ansiedade em estudantes universitários, as consequências dos atentados terroristas, relação entre inteligência emocional e a personalidade em jovens universitários, as variáveis que influenciam a adesão ao tratamento não farmacológico em pessoas com factores de risco cardiovascular, a ansiedade, depressão e dependência da nicotina em doentes que procuram ajuda para deixar de fumar, a personalidade e o stress laboral, a forma como o stress afeta a esclerose múltipla, a relação entre emoções negativas e as doenças cardiovasculares, a ansiedade nos doentes com transtorno bipolar que recorrem às urgências.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda