Consulta de Enfermagem de Adaptação à Doença Crónica ajuda a «promover o autocontrolo»

"As crianças e as famílias sentem-se mais acompanhadas e são, de facto, mais acompanhadas", explica Matilde Correia, a enfermeira que esteve na origem da Consulta de Enfermagem de Adaptação à Doença Crónica no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

Em declarações à Just News, faz questão de deixar claro: "A evidência demonstra que esta consulta facilita a adesão à terapêutica como a adaptação à própria doença".


Ajudar os pais a "encontrarem estratégias"

Detendo a visão do lado das famílias, por ser mãe de um filho com doença crónica e integrar uma associação de doentes, Matilde Correia está bem ciente da importância de “existir alguém disponível, que conheça as famílias e percecione melhor as situações de crise e ansiedade enfrentadas”.

E acrescenta: “Os pais necessitam de ajuda na perceção de condições facilitadoras para encontrarem estratégias para melhor se adaptarem à doença no dia-a-dia.” Um apoio que é prestado nesta consulta.


Matilde Correia: “As questões colocadas pelos pais de crianças com doença crónica extravasam muito a vertente física ou clínica, alargando-se a um âmbito emocional”


"Autonomização e autocuidado"

Tendo trabalhado inicialmente com crianças da Nefrologia e, posteriormente, da Reumatologia, adianta que, na sua consulta, procura sempre trabalhar as questões da "autonomização e do autocuidado da criança e da parentalidade".

Realçando que “as intervenções em Enfermagem são, na sua grande maioria, planeadas, executadas e posteriormente avaliadas, como acontece no Internamento, no caso do Ambulatório, por sua vez, os agentes saem da zona de controlo, o que torna a intervenção diferente, mas igualmente gratificante, principalmente quando se olha para a evolução”.

Enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, com mestrado em Gestão de Serviços de Saúde, Matilde Correia acredita que “a réplica deste trabalho em outras unidades teria ainda outra vantagem relevante: diminuir muito os gastos em Saúde”, à semelhança do que tem ocorrido no CHUC, adianta.



Capacitar crianças e famílias

Valorizando a necessidade de tempo e de espaço na consulta, a enfermeira sublinha, a título de exemplo, a importância da capacitação das crianças e das famílias quanto ao ensino da administração de injetáveis.

Na sua opinião, são evidentes as vantagens deste trabalho que vem sendo desenvolvido, “retirando a sobrecarga dessa intervenção dos serviços de saúde, diminuindo o absentismo ao trabalho e à escola por parte dos pais e crianças mas, sobretudo, promovendo o autocontrolo de uma situação que se irá prolongar no tempo”.

"Uma mais-valia em termos de evolução da doença crónica”

A Consulta de Enfermagem de Adaptação à Doença Crónica foi a primeira a ser criada no CHUC, em 2011, antes ainda de existir um espaço a ela destinado no sistema de informação, e Matilde Correia foi a enfermeira que planeou e implementou esta valência.

Tendo iniciado o seu percurso profissional nos Cuidados Intensivos, a verdade é que está ligada à Consulta Externa de Pediatria, atualmente denominada de Serviço de Pediatria Ambulatório do Hospital Pediátrico de Coimbra, já há mais de duas décadas.

A enfermeira salienta que, “desde cedo, se percecionou que a existência de enfermeiros dedicados a áreas específicas, que estivessem mais capacitados para ajudar as respetivas crianças e famílias, seria uma mais-valia em termos de evolução da doença crónica”.

Matilde Correia faz ainda questão de recordar um exemplo paradigmático da importância das consultas específicas: "Há duas décadas, a dedicação das enfermeiras à área da diabetes contribuiu visivelmente para a diminuição do número de reinternamentos das crianças com diabetes após episódio inaugural". Desde aí, iniciou-se o caminho da "dedicação a áreas específicas e da posteriormente designada enfermeira de referência".



A notícia sobre a Consulta de Enfermagem de Adaptação à Doença Crónica faz parte de uma reportagem mais alargada do jornal Hospital Público sobre o projeto de documentação informática das mais de 100 consultas de Enfermagem disponibilizadas no CHUC.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda