Consulta de Enfermagem de Psiquiatria com «forte impacto» na redução de idas à Urgência

A dificuldade na adesão dos doentes ao regime terapêutico, "sobretudo ao nível da administração de injetáveis de ação prolongada", foi um dos motivos que levaram à implementação da Consulta de Enfermagem de Psiquiatria no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Lisa Nunes, uma das duas enfermeiras que asseguram esta consulta no Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria, recorda que, "para a terapêutica ser eficaz, é necessário que haja uma regularização da sua administração e, para que haja adesão do doente, é fundamental a relação terapêutica com o enfermeiro".

O problema é que, "muitas vezes, após a alta hospitalar, esta continuidade não estava garantida”. Nesse sentido, é com natural satisfação que tem verificado que a intervenção desenvolvida na Consulta de Enfermagem de Psiquiatria “tem um forte impacto a nível da redução de idas ao Serviço de Urgência e dos reinternamentos”.

É agora possível "comunicar com a equipa que está envolvida"


Com a formalização desta consulta, a tão desejada continuidade foi facilitada, permitindo não só “sistematizar a informação como partilhá-la com os outros profissionais que contactam com o doente”, refere Lisa Nunes.

Se anteriormente era muito recorrente o "fenómeno da porta giratória, com reinternamentos sucessivos, em que no hiato em que o doente estava na comunidade se desconhecia onde se encontrava e se tinha algum tipo de assistência", a especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica indica que, neste momento, "é possível aceder à informação disponível e comunicar com a equipa que está envolvida”.

Além de fazerem o acompanhamento dos doentes referenciados pelo internamento e pela consulta médica, a enfermeira adianta outra mais-valia desta valência: "Permite-nos agilizar a interligação com outros profissionais, ao identificarmos um problema que não pertença a esta esfera."

Lisa Nunes, que tem um mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, acrescenta também que, nesta consulta, "desenvolvemos uma intervenção especializada no âmbito da aceitação do estado de saúde, dos comportamentos de adesão, da gestão do regime terapêutico e do papel do prestador de cuidados”.

Lisa Nunes

"Temos que ser o facilitador para o doente"

O campo de atuação e as vantagens desta Consulta de Enfermagem de Psiquiatria são ainda mais extensas, conforme explica Lisa Nunes: "Muitas vezes, antes de contactar com o doente, é estabelecida a comunicação com a estrutura onde se insere, como o familiar de referência ou o enfermeiro de família, dado poder tratar-se de meios complexos, que exigem um processo de articulação a fim de facilitar o acesso do doente aos cuidados”.

Como destaca, “nós temos que ser o facilitador para o doente, a pessoa em quem ele confia e a quem recorre, pois, só assim conseguimos estabelecer uma relação terapêutica que levará à viabilização do trabalho de aceitação da doença e de adesão terapêutica”.

Realizando, habitualmente, cinco consultas presenciais por dia, somam-se ainda os contactos telefónicos, com vista ao acompanhamento entre consultas e a resposta aos contactos em situação de crise. A estas atividades acresce ainda a "intervenção nos grupos psicoeducacionais dirigidos aos doentes e às famílias".

Dos registos em papel para uma consulta independente

"A Consulta de Enfermagem de Psiquiatria começou, de forma informal, em 2011, no Serviço de Psiquiatria, em Celas, com registos feitos em papel e no excel", recorda Lisa Nunes. 

Em 2012, foi criada uma equipa, liderada pela enfermeira Elisa Melo, que impulsionasse o desenvolvimento de sistemas de informação eletrónicos em Enfermagem no CHUC e, em 2018, a consulta passou a ter espaço no Sistema de Informação.

Em julho de 2020, "foi implementado o módulo de consulta de Enfermagem independente, onde é documentada a atividade planeada e realizada unicamente pelos enfermeiros", explica Lisa Nunes, que integrou o Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria em 2017, envolvendo-se de imediato na consulta.



A notícia sobre a Consulta de Enfermagem Psiquiátrica faz parte de uma reportagem mais alargada do jornal Hospital Público sobre o projeto de documentação informática das mais de 100 consultas de Enfermagem disponibilizadas no CHUC.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir