Cristina Valadas é a nova diretora do Programa Nacional para a Diabetes

Maria Cristina Bodas Valadas, diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital Beatriz Ângelo, foi nomeada para liderar o Programa Nacional para a Diabetes, desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Em declarações à Just News, a endocrinologista, que sucede a José Manuel Boavida, sublinha que "só trabalhando em conjunto, de forma multidisciplinar, conseguimos controlar uma doença que afeta cada vez mais pessoas".

Em entrevista publicada no Jornal Médico, Cristina Valadas, que integra a Unidade Coordenadora Funcional (UCF) da Diabetes do ACES VII Loures-Odivelas/Hospital Beatriz Ângelo, destaca a importância da criação destas unidades, "que permitem uma maior interligação entre os hospitais e os cuidados de saúde primários".

A médica sublinha que as equipas multidisciplinares só conseguem bons resultados se os pacientes aderirem ao autocontrolo. Na sua opinião,"é preciso levar a pessoa com diabetes a vigiar a sua própria glicemia para saber, no dia-a-dia, que ajustes deve fazer em termos do seu plano terapêutico (ajustes ao nível do estilo de vida e/ou terapêutica). Sem este trabalho de equipa, entre os vários especialistas de saúde e a pessoa com diabetes, não é possível o controlo".



De acordo com a DGS, à diretora do Programa Nacional para a Diabetes cabe, nomeadamente, "dinamizar a participação ativa das pessoas com diabetes nas estratégias de prevenção, autocontrolo e educação terapêutica" e promover a organização de "um sistema integrado dos diferentes níveis de prestação de cuidados (Cuidados de Saúde Primários, Hospitalares e Continuados Integrados) de acompanhamento às pessoas em risco ou com diabetes".

Entre outros objetivos, a DGS faz também referência à necessidade de ações de formação junto dos profissionais de saúde e das pessoas com diabetes e à importância de ser desenvolvida uma estratégia de divulgação das atividades e orientações do Programa "junto do Sistema de Saúde, dos seus profissionais e da população em geral". O objetivo é que esta estratégia de comunicação proporcione "a acessibilidade às melhores práticas na prevenção, tratamento e reabilitação das pessoas em risco ou com diabetes".




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda