KRKA

Cuidados Integrados de Saúde Mental: enfermeiros lançam Guia Orientador de Boas Práticas

Dentro de poucas semanas ficará acessível o Guia Orientador de Boas Práticas de Cuidados Especializados em Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental. O anúncio foi feito durante o II Encontro de Benchmarking de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, que se realizou há dias.

O objetivo é que as "linhas orientadoras de atuação neste domínio possam constituir uma efetiva mais-valia para uma melhor prestação de cuidados aos utentes". A explicação é dada por Francisco Sampaio, presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Ordem dos Enfermeiros.


Francisco Sampaio

Em declarações à Just News, recorda que este é o resultado de um trabalho desenvolvido pela Mesa do Colégio da Especialidade do anterior mandato (2016-2019):

"Foi elaborado por um grupo de trabalho coordenado pela enfermeira Sofia Rio Tinto, ao qual ficamos muito gratos pelo seu empenho e dedicação em prol da sua área de especialidade. A atual Mesa do Colégio da Especialidade decidiu dar continuidade, avançando agora para a sua publicação. Ficará acessível, gratuitamente, a todos os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica".



Novos documentos "norteadores da prática clínica"

E precisamente pela importância que é atribuída a estes guias orientadores de boas práticas, pois são um "instrumento muito útil de apoio", foi também anunciado na reunião que está a ser preparado o lançamento de outros três documentos.

De acordo com Francisco Sampaio, o Guia Orientador de Boas Práticas de Intervenção Psicoterapêutica de Enfermagem "encontra-se já revisto e aprovado, aguardando edição", sendo que o mesmo se verifica relativamente ao Guia Orientador de Boas Práticas de Enfermagem de Saúde Mental de Ligação.

Quando ao Guia Orientador de Boas Práticas de Promoção da Literacia em Saúde Mental, "encontra-se em fase de revisão por peritos nomeados pelo Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, pelo que carece ainda de aprovação prévia à sua eventual publicação".

São diferentes guias, mas a convicção é só uma: "De que todos estes documentos se poderão assumir enquanto norteadores da prática clínica dos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e, consequentemente, contribuir para a obtenção de mais e melhores ganhos em saúde nas pessoas-alvo dos cuidados."

Anteriormente, foram publicados dois outros documentos, o Guia Orientador de Boas Práticas para a Prevenção de Sintomatologia Depressiva e Comportamentos da Esfera Suicidário, em 2012, e o Guia Orientador de Boas Práticas de Cuidados de Enfermagem Especializados na Recuperação da Pessoa com Doença Mental Grave, em 2021.



Mais de 20 projetos " que poderão agora ser replicadas noutros locais"

Foram mais de 400 os enfermeiros que marcaram presença no II Encontro de Benchmarking de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, que se realizou em Coimbra, nos dias 18 e 19 de novembro. Essa grande adesão é um dos motivos que leva Francisco Sampaio a considerar o evento como "um enorme sucesso". Mas não é o único... nem talvez o principal.

Na verdade, o evento permitiu "a partilha e discussão de mais de 20 projetos de melhoria contínua dos cuidados especializados de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica efetivamente implementados nos contextos da prática clínica". 

Desta forma, permitiu dar visibilidade a um vasto conjunto de boas práticas, "que poderão agora ser replicadas noutros locais e noutros contextos", sublinha Francisco Sampaio, acrescentando:

"Essa partilha, sobretudo de projetos cuja eficácia já foi positivamente avaliada, é fundamental para que cada vez mais sejam adotadas práticas baseadas na evidência e, consequentemente, para que seja possível uma efetiva melhoria da prestação de cuidados de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica."

Na sua opinião, esta "grande participação" no evento ganha especial relevância dado o "importante momento de reorganização dos serviços de saúde mental em Portugal". Por outro lado, e a par da partilha de conhecimento, sublinha o "nível da união que se sentiu existir entre todos em busca de uma causa comum: cuidar cada vez melhor da saúde mental de todos os cidadãos."

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda