Cuidados paliativos pediátricos do Alto Minho: «um direito e uma necessidade»
Viana do Castelo vai receber, este ano, o Congresso "Cuidados Paliativos Pediátricos do Alto Minho", organizado pelo Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC).
A iniciativa, agendada para dias 20, 21 e 22 de outubro, pretende ser "um espaço de partilha, análise, reflexão e discussão sobre cuidados paliativos pediátricos", adianta a Comissão Organizadora. De acordo com Manuela Cerqueira, docente da ESS-IPVC e membro da organização, "a questão dos cuidados paliativos pediátricos tem sido pouco discutida e pouco valorizada pela sociedade".
Na sua opinião, "trata-se de uma área emergente, de um direito e de uma necessidade de dotar as regiões de respostas específicas desse âmbito".
O Congresso é particularmente dirigido a estudantes, profissionais de saúde "e/ou de outras áreas".
O programa contempla a abordagem de temas como: "Cuidados paliativos pediátricos: especicidade(s) de uma intervenção multidisciplinar" e "O papel das instituições e organizações não-governamentais no apoio à criança e à família".
A conferência de encerramento será proferida por Manuel Luís Capelas, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), que desenvolverá o tema: "Formação, competências e prioridades na investigação em Cuidados Paliativos Pediátricos".
Contacto: congresso.mestrados@ess.ipvc
O programa pode ser consultado aqui.


