KRKA

Dermatite atópica: «São vários os desafios diagnósticos e terapêuticos»

A dermatite atópica, que se estima afetar até 20% das crianças e entre 2 e 8% dos adultos, é o grande tema da 19.ª Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). O evento, que decorrerá em Aveiro no mês de abril, conta com a colaboração do Grupo de Interesse “Alergia Cutânea” desta sociedade científica.

“A dermatite atópica é uma patologia que vemos cada vez mais em adultos e são vários os doentes que nos colocam desafios diagnósticos e terapêuticos muito relevantes, daí a escolha deste tema”, disse à Just News Manuel Branco Ferreira, presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

É também relevante o facto de que, "em muitas ocasiões, a dermatite atópica precede o aparecimento de outras doenças atópicas, como a rinoconjuntivite alérgica, a asma e a alergia alimentar".


Manuel Branco Ferreira

“É fulcral rever-se esta patologia"

O impacto na qualidade de vida desta "doença inflamatória crónica, recidivante e pruriginosa da pele" é significativo, assim como os desafios que os médicos enfrentam na prática clínica. Nesse sentido, “é fulcral rever-se esta patologia quer em termos de diagnóstico como das suas frequentes comorbilidades", mas não só...

Na opinião de Manuel Branco Ferreira, também tem a gestão terapêutica requer uma atenção redobrada, "sendo fundamental a otimização das opções disponíveis há vários anos e, nalguns casos, adicionando-se novos agentes biológicos, que têm um papel crucial no antagonismo da inflamação que caracteriza a dermatite atópica.”



"Envolver especialmente os jovens médicos"

No evento, que decorrerá a 18 de abril, vão ser assim abordadas várias questões, focadas em aspetos “eminentemente práticos”, tendo ainda lugar uma sessão de prós e contras que, segundo o presidente da SPAIC, contribui para “uma reunião formativa e participada”.

E precisamente para ser uma importante mais valia na formação dos especialistas, ao partilhar os conhecimentos mais atualizados em dermatite atópica, "pretende-se envolver especialmente os jovens imunoalergologistas portugueses".

Quem também irá marcar presença é a ADERMAP - Associação Dermatite Atópica Portugal. “É uma mais-valia para todos e demonstra como a Direção da SPAIC pretende reforçar os apoios e as parcerias com as associações de doentes de patologias da área da Imunoalergologia”, realça Manuel Branco Ferreira.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda