KRKA

DGS organiza conferência sobre a importância da Qualidade no SNS

A Direção-Geral da Saúde anunciou a realização de uma conferência, dia 26 de setembro, onde será discutida a importância do reconhecimento da Qualidade para a melhoria do Sistema de Saúde e os fundamentos do Programa Nacional de Acreditação em Saúde. A iniciativa decorrerá na Sociedade de Geografia de Lisboa.

De acordo com a DGS, este evento realiza-se no âmbito da sua missão de "definição das condições técnicas para a adequada prestação de cuidados de saúde e de planeamento e programação da política nacional para a Qualidade no Sistema de Saúde".

A Conferência tem, como destinatários, os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, "principalmente" gestores de topo e intermédios dos estabelecimentos dependentes do Ministério da Saúde, as direções clínicas médicas e de enfermagem, as comissões da qualidade e segurança dos hospitais e dos agrupamentos dos centros de saúde, as associações de profissionais de saúde, as sociedades científicas e as associações de doentes.

A sessão de abertura vai contar com a participação de Fernando Leal da Costa, secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, e, de seguida, Francisco George, diretor-geral da Saúde, fará uma introdução sobre o tema da conferência.

A reunião terá a intervenção de vários profissionais, nomeadamente Jorge Marques dos Santos, presidente do Instituto Português da Qualidade, Mercedes Vinuesa, diretora-Geral de Saúde Publica, Qualidade e Inovação de Espanha, representantes da Direção-Geral de Saúde e Consumidores (SANCO) da Comissão Europeia, José Alexandre Diniz, diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, Helena Peixoto, administradora da Unidade de Cuidados de Saúde da TAP.

"O Programa Nacional de Acreditação em Saúde como fator de agregação dos Programas Prioritários" e "O caminho da melhoria contínua" são os temas que serão desenvolvidos pelos coordenadores do Plano Nacional de Saúde, Rui Portugal, e do Programa Nacional de Acreditação em Saúde, Filipa Homem Christo.

Maria do Céu Machado, diretora Clinica do Centro Hospitalar Lisboa Norte, e João Rodrigues, coordenador da Unidade Saúde Familiar Serra da Lousã, irão ainda partilhar a sua experiência, respetivamente, na área hospitalar e em cuidados de saúde primários. Na sessão de encerramento estará presente o Ministro da Saúde, Paulo Macedo.

A inscrição na Conferência é realizada exclusivamente através do seguinte formulário.

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda