Cepheid Talks

Doenças respiratórias crónicas: Projeto reúne países de língua portuguesa

A apresentação do projeto Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (GARD CPLP) foi um dos momentos da Assembleia Geral da Aliança patrocinada pela Organização Mundial de Saúde - GARD, que decorreu este mês em Bruxelas. Rosado Pinto, médico imunoalergologista e coordenador nacional do GARD, foi o responsável pela comunicação.

Em declarações à Just News, Rosado Pinto frisa o “reconhecimento por parte dos delegados dos restantes países da criação do GARD CPLP, aprovada pelos ministros da Saúde da CPLP, reunidos no dia 26 de outubro, em Brasília (Brasil)”.

O responsável acrescenta ainda que a criação do GARD CPLP vem “do interesse já manifestado pelos países da aliança - e apoiado pelo Comité Executivo do GARD Internacional – sobre a realidade destas patologias nos países de língua oficial portuguesa”. 



Além disso, refere que “teve-se em conta o impacto da atividade desenvolvida pela Aliança GARD-OMS na redução da carga global das doenças respiratórias crónicas no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento”.

Desta forma, o GARD CPLP pretende estimular “a colaboração entre todos os países no apoio à formação de profissionais, reforçando o combate destas doenças e em articulação com as propostas apresentadas no Documento de Revisão do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP, nomeadamente na Rede da Tuberculose”.

Portugal distinguido em Bruxelas

Outro momento importante na Assembleia Geral do GARD foi a distinção de Portugal, com um dos 5 melhores posters da reunião entre os 26 em análise.

“A temática portuguesa centrou-se nas principais medidas do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da Direção-Geral da Saúde (PNDR da DGS – Relatório 2017), entidade que o GARD Portugal representa internacionalmente”, afirma Rosado Pinto, que apresentou o poster, juntamente com os delegados de Moçambique, Brasil, Vietname e Síria.



IHMT passa a integrar GARD

Por outro lado, nesta Assembleia Geral foi aceite a candidatura do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), que passa, assim, a integrar o GARD Internacional, juntando-se às outras organizações portuguesas: O PNDR da DGS e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.



Na Assembleia do GARD 2015, que se realizou pela primeira vez em Portugal, participaram representantes de 31 países, tendo tido, também pela primeira vez, a participação de Moçambique e de Angola. Na altura, Rosado Pinto foi eleito para a Comissão Executiva deste organismo, tendo agora terminado o seu mandato na reunião deste mês, em Bruxelas, exatamente onde apresentou o ambicioso projeto que abrange países de língua portuguesa na luta concertada contra as doenças respiratórias.

GARD

Lançada em março de 2006, em Beijing, na China, a Aliança Global contra as Doenças Respiratórias Crónicas (GARD) consiste numa aliança voluntária de organizações nacionais e internacionais, instituições e agências, que trabalham com o objetivo comum de melhorar a saúde pulmonar a nível mundial.

Tem, como lema: "Um mundo onde ninguém tenha problemas para respirar" e é um projeto que faz parte do trabalho global da Organização Mundial de Saúde (OMS) no sentido de prevenir e controlar as doenças crónicas respiratórias.


Aspetos-chave dos planos de ação da GARD a nível mundial:
- Garantir a disponibilidade de fármacos para cada tipo de tratamento, para os doentes com doenças respiratórias crónicas;
- Auxiliar na formação dos prestadores de cuidados de saúde no que respeita à gestão das doenças respiratórias crónicas, de modo a garantir que estes conseguem identificar opões viáveis e definir prioridades, com base nos conhecimentos actuais;
- Desenvolver um plano de acção específico para as doenças respiratórias crónicas e alergias respiratórias pediátricas: cobrindo as doenças respiratórias crónicas na infância e adolescência.

Podem ser consultadas aqui mais informações sobre a Aliança Mundial contra Doenças Respiratórias Crónicas.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda