KRKA

Prevenção das doenças infeciosas em Setúbal junta entidades de saúde e sociedade civil

Unir esforços entre os profissionais de saúde e a sociedade civil na prevenção das doenças infeciosas é o objetivo da Liga de Apoio Comunitário para o Estudo das Doenças Infeciosas (LACPEDI), segundo José Poças. O médico infeciologista é o presidente do Conselho Consultivo do projeto, que foi apresentado oficialmente dia 13 de setembro, em Setúbal.



De acordo com José Poças, a LACPEDI existe, legalmente, desde 16 de julho, mas a sua apresentação no dia 13 de setembro teve a sua razão de ser. “É uma Liga que envolve as entidades oficiais do setor da saúde mas também a sociedade civil, daí que se tivesse escolhido esta data por ser o Dia de Bocage e da Cidade de Setúbal e por anteceder o Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em 15 de setembro.”

"Doenças infeciosas na adolescência"

A LACPEDI conta com o apoio do Centro Hospitalar de Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Mas não só. “Da parte da sociedade civil temos instituições como a Cáritas Diocesana de Setúbal, Fundação Portuguesa – A Comunidade contra a Sida, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, SER – Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida e a GIRUsetúbal – Grupo de Intervenção de Rua de Setúbal.”


A representar diferentes entidades no lançamento da LACPEDI: Vitor Marques, José Pereira, João Carvalho, Sara Teixeira, Cândido Teixeira, Ricardo Oliveira, Carla Roberto, José Poças e Sofia Correia

Na apresentação da Liga, o médico falou de alguns dos projetos que passam sobretudo pela participação e organização de eventos, por iniciativas relacionadas com efemérides e também pela promoção da saúde e prevenção das doenças infeciosas:

“Destaco o apoio às IV Jornadas Regionais Monotemáticas de Infeciologia – Doenças infeciosas na adolescência, que irá decorrer entre 14 e 16 de fevereiro de 2019, em Sesimbra.” Um evento onde o presidente honorário é o médico pediatra Lino Rosado, "que sempre se dedicou às crianças e jovens com VIH/Sida". 



A atividade da Liga irá passar ainda pela organização de duas conferências públicas anuais e pelo debate com jovens. “Pretende-se abordar assuntos de primordial interesse geral, como vacinas – para se desmontar a ideia errada de que a vacinação não é benigna, uso indevido de antibióticos, a importância da consulta de viajante e as infeções emergentes e reemergentes.”

José Poças enfatizou ainda a relevância da participação da LACPEDI na Fast-track Cities, uma iniciativa para eliminar a doença VIH/Sida nas cidades. “Iremos obviamente apostar na prevenção de comportamentos de risco e nos rastreios.”


A boa disposição e a confiança de que é possível lutar contra as doenças infeciosas em Setúbal de forma "mais eficiente e eficaz" marcaram a apresentação da LACPEDI

Trabalhar em conjunto para dar mais visibilidade a "projetos importantes"

Na apresentação esteve ainda Cândido Teixeira, presidente da Direção da LACPEDI. Como salientou, a criação da Liga vai no sentido de os seus membros acreditarem que “a saúde é de cada um de nós e é cuidando de nós que cuidamos dos outros”. O responsável fez questão de realçar a importância da educação para a saúde "para que se adotem cada vez mais cedo estilos de vida saudável".


Cândido Teixeira, Ricardo Oliveira e José Poças 

Sendo a Câmara Municipal de Setúbal um dos parceiros que mais se destacam nos trabalhos a desenvolver pela Liga, marcou presença o vereador Ricardo Oliveira. O representante camarário enfatizou o trabalho conjunto de vários parceiros na LACPEDI:

“Poderá ajudar e apoiar todas as instituições que já têm projetos importantes na luta contra as doenças infeciosas, dando maior visibilidade aos mesmos, de modo que sejam mais eficientes e eficazes.”


A Casa da Baía, em Setúbal, foi o local escolhido para o arranque oficial do projeto

ÓRGÃOS SOCIAIS:

Direção:
Presidente: Cândido Teixeira (Bioanalista Clínico - LAHSB/CHS) 
Vice-Presidente: Fátima Bacellar (Bióloga/Investigadora/ex - CEVDI/INSA) 
Tesoureiro: João Carvalho (Enfermeiro Chefe - SDI/CHS) 
Secretário: Samuel André (Empresário) 
Vogal: Sofia Correia (Psicóloga Clínica - SDI/CHS)

Suplentes:
Luís Sebastião (Docente no IPS - ACM/YNCA) 
Carlos Ferreira (Sociólogo /Docente Universitário) 
Sara Teixeira (Bióloga/Mestrado em Genética e Biomedicina- FCT) 
Teresa Andrade (Psicóloga Clínica/Docente Universitária)

Mesa da Assembleia Geral: 
Presidente: Duarte Machado (Gestor/CVPSetúbal) 
Vice-presidente: Valente Fernandes (Médico/ex - CHS) 
Secretário: Eduardo Correia (Topatlântico/Rotary Club - Setúbal) 
Suplentes: Vitor Marques (Seguros/Rotary Club - Setúbal) 
João Rosa (Padre/ex-Capelão no CHS)

Conselho Fiscal: 
Presidente: Machado Luciano (Médico/ex - CHS) 
Vice-Presidente: Luís Fuzeta da Ponte (Advogado) 
Secretário: Paulo Anjos (Técnico Superior/Comunicação Social-CMS) 
Suplente: José Pereira (Empresário)

Conselho Consultivo:
Presidente: José Poças (Médico - Diretor do SDI/CHS) 
Vice-Presidente: Rui Monteiro (Médico; Ex-Presidente da ARS) 
Vogal: Isabel Chaves (Farmacêutica)


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda