Cepheid Talks

Espirometria e rinite: GRESP lança folhetos «de utilidade diária» para o médico de família

Com o intuito de continuar a aposta na formação médica contínua em doenças respiratórias, o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), vai lançar, amanhã, no decorrer das suas Jornadas, dois folhetos, um sobre espirometria e outro sobre rinite, este último elaborado em parceria com o Grupo de Interesse de Rinite da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Em declarações à Just News, Rui Costa, coordenador do GRESP, afirma que “estes folhetos pretendem dar informação relevante, prática e de utilidade diária na prática clínica do médico de família nas áreas da espirometria e da rinite”.

“A espirometria é uma área em que os médicos de família ainda têm muita dificuldade. Portanto, a criação de um folheto simples, e de leitura rápida, que vem complementar a informação já disponível, nomeadamente as normas de orientação clínica, vai permitir dar uma ajuda preciosa na interpretação da espirometria”, salienta Rui Costa.


Jaime Correia de Sousa (presidente do International Primary Care Respiratory Group - IPCRG) com a Direção do GRESP (Carlos Gonçalves, Cláudia Vicente, Rui Costa, Luís Alves e João Ramires) durante as últimas Jornadas do GRESP.

O coordenador do GRESP lembra que a espirometria é fundamental no diagnóstico de alterações ventilatórias nos doentes com patologia respiratória crónica. “O exame permite suportar o diagnóstico da asma e é obrigatório para o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crónica”, esclarece.

Por seu lado, o folheto sobre rinite, “patologia muito frequente”, pretende ajudar a orientar o diagnóstico e o tratamento dos doentes de forma simples.

“O GRESP espera, com estas iniciativas, continuar a contribuir e ir ao encontro das necessidades formativas dos elementos do GRESP e da Medicina Geral e Familiar”, afirma Rui Costa.

Os folhetos serão distribuídos durante as 4as Jornadas do GRESP, que decorrem amanhã e sábado, em Coimbra, e podem ser consultados abaixo:







seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda