Fibrose quística: APFQ vai celebrar 30 anos de apoio a doentes e famílias em Vila Nova de Gaia

A Associação Portuguesa de Fibrose Quística (APQF) vai comemorar, dia 18 de junho, 30 anos de apoio a "portadores de Fibrose Quística (FQ) e respetivas famílias, auxiliando-as a resolver as suas dificuldades morais e materiais causadas pela doença".

A propósito deste evento, a APFQ recorda que "tem enfrentado ao longo dos anos inúmeros desafios no sentido de melhorar o acesso das pessoas com fibrose quística aos tratamentos mais inovadores e criar centros de referência para acompanhamento das crianças e adultos com esta patologia".

Relativamente a esta doença crónica, hereditária e rara, salienta que "pode levar à acumulação de muco nos pulmões, que provoca infeções crónicas com danos progressivos que comprometem a função pulmonar". A doença atinge crianças, adolescentes e jovens adultos, sendo estimado que, a nível mundial, 7 milhões de pessoas sejam portadoras.



A iniciativa, que se realiza em Vila Nova de Gaia, conta com o apoio da Câmara Municipal e contempla a realização de uma Marcha Solidária na Freguesia da Madalena (com início junto ao Parque de Campismo da Orbitur). A pré-inscrição pode ser efetuada através do email apfq.dir@gmail.com ou do telm.: 964 826 983. A concentração terá início as 10h00 e será seguida de um "piquenique de convívio entre os participantes".

Além de comemorar o 30.º aniversário, a APFQ pretende efetuar neste dia "ações de formação, promover estilos de vida saudável e captar a atenção para aquela que é uma doença que afeta cerca 370 pessoas em Portugal – sendo que são, na sua grande maioria, crianças".

Sobre a APQF
Constituída em junho de 1977, a APFQ desenvolve trabalho no sentido de "promover a divulgação dos sintomas, os cuidados de natureza preventiva e curativa, bem como dos dados fornecidos pela investigação científica". A Associação tem promovido cursos de formação para pessoas com FQ e cuidadores, e prestado apoio domiciliário, com um "programa inovador em Portugal", intitulado: "Programa de fisioterapia e exercício físico no domicilio para pessoas com FQ".

Imprimir