KRKA

Prevenção da doença cardiovascular: Coimbra recebe «Gincana do Coração»

Dia 21 de maio, sábado, vai realizar-se em Coimbra uma iniciativa onde os participantes podem ser informados sobre "o seu estado de saúde, fazer jogos divertidos e ganhar brindes para poder cuidar do seu coração".

A organização do evento, intitulado "Gincana do Coração", está a cargo da delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, ACES Baixo Mondego e das UCC Coimbra Saúde, São Martinho, Celas e NM.

Durante o período da manhã, entre as 09h30 e as 13h00, todas as pessoas interessadas são convidadas a passar por todos os 7 postos, distribuídos em vários locais da cidade e onde podem receber aconselhamento "em todas as áreas prioritárias para a prevenção da doença cardiovascular":

  • Dolce Vita Coimbra: doenças cerebrovasculares
  • Fórum Coimbra: estilos de vida saudável
  • Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra: alimentação saudável (workshops com inscrições obrigatórias)
  • Museu da Água: consumo de água e de bebidas alcoólicas (visita gratuita das 10h-13h e 14h-23h)
  • Exploratório: hipertensão arterial e gestão do stress (visita gratuita das 10h-14h)
  • Café Santa Cruz (Praça 8 de Maio): prevenção do consumo de tabaco e cessação tabágica
  • Mata do Choupal: atividade física


O evento contempla ainda a realização, a partir das 14h00, de aulas de zumba, kuduro e caminhadas, massagens de relaxamento e rastreios da doença cardiovascular. Ações que decorrerão no Parque Verde.

No mesmo local, e durante todo o dia, será feita colheita de sangue, a cargo do Serviço de Sangue do CHUC em parceria com a delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa.

O objetivo do evento consiste em "incentivar os cidadãos a modificar os comportamentos que podem causar doenças cardiovasculares e dar a conhecer as instituições que podem fornecer algum apoio na prevenção e tratamento da mesma".


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda