KRKA

Gorjão Clara lamenta «atraso na criação de unidades geriátricas»

“Em todo o mundo civilizado existem unidades de Geriatria nos grandes hospitais, mas, infelizmente, em Portugal isso não é uma realidade.” As palavras de João Gorjão Clara, coordenador da Consulta de Geriatria do CHLN, surgem a propósito do 11.º Congresso Internacional da Sociedade de Medicina Geriátrica da União Europeia (EUGMS). O responsável vai estar presente neste evento, que decorrerá entre 16 e 18 de setembro, em Oslo, Noruega.



Sendo também membro do Board da UEGMS, vai moderar uma mesa-redonda sobre “As perspetivas futuras dos cuidados médicos para idosos”, juntamente com o médico norueguês Torgeir Bruun Wyller.

“Há muito a dizer sobre este tema, mas desta vez o enfoque estará em três sessões sobre a medicina antienvelhecimento e os seus mitos, a otimização dos cuidados prestados aos idosos e a problemática do cancro no idoso”, refere.

João Gorjão Clara referiu à Just News que tem “especial interesse” pela segunda sessão. “Há 30 anos que luto pela otimização dos cuidados e, apesar de ter criado a primeira consulta de Geriatria que segue as normas internacionais e de ter dado início às visitas domiciliárias neste âmbito, ainda não foi possível ter uma unidade especializada.”



A participação portuguesa incluirá a apresentação de cinco posters e duas comunicações orais. No final da reunião, João Gorjão Clara vai também apresentar o 12.º Congresso da EUGMS, que se vai realizar entre 5 e 7 de outubro de 2016, no Centro de Congressos de Lisboa.

“A opção pelo nosso país deve-se ao atraso que existe na criação de unidades de Geriatria nos grandes hospitais. É uma forma de chamar a atenção para a necessidade de se otimizarem os cuidados aos idosos.”

A temática central do Congresso a realizar no nosso país será “Descobrir novos caminhos no mundo geriátrico” e, além da apresentação de vários trabalhos, haverá sete temas-chaves, que são: “Gerontechnology: the time has come”; “New approaches to urological diseases in older people”; “Desprescribing: are these guidelines?”; “Changing aspects of infectious diarrhoeas”; “Joint reconstruction – new insights”; “Innovative approaches in the management of chronic pain in older people”; “How environmental facts influence the aging process”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda