Hospitais têm um papel importante em «garantir a equidade regional»

O Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vai acolher, na próxima segunda-feira, 25 de setembro, mais uma edição do Caminho dos Hospitais. Desta vez, a iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), presidida por Alexandre Lourenço, irá centrar-se no tema “A prestação de cuidados de saúde e a interioridade”.

Em declarações à Just News, Alexandre Lourenço considera que, atualmente, ainda existe iniquidade na distribuição dos profissionais de saúde e dos recursos a nível do sistema de saúde. "O Litoral e as grandes cidades em particular são mais favorecidos, em detrimento do Interior do País. Este fator é particularmente relevante quanto o interior do país apresenta uma população mais envelhecida e dispersa, exigindo respostas distintas”, sublinha.

Na sessão, que terá lugar no Auditório do Hospital de São Pedro, em Vila Real, será também abordada a responsabilidade que as unidades hospitalares têm no desenvolvimento regional.
“Embora seja um tema que não tem sido muito discutido, os hospitais têm um papel muito importante em garantir a equidade regional e em promover o desenvolvimento”, frisa o presidente da APAH.


Delfim Rodrigues, moderador do debate, com Alexandre Lourenço

De destacar a presença no evento do professor catedrático aposentado José Portela, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que proferirá uma palestra intitulada “Coesão territorial como fator de desenvolvimento local”.

José Portela tem estado ligado às questões locais, é doutorado em Sociologia Rural pela Universidade de Wales, no Reino Unido, e colabora nas questões de desenvolvimento rural na Animar (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local).

No papel de comentadores estarão os administradores Isabel Antunes (Unidade Local de Saúde da Guarda), Carlos Vaz (ULS do Nordeste), Carlos Alberto Silva (Centro Hospitalar Tâmega e Sousa) e o próprio presidente do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro, João Oliveira.

Delfim Rodrigues, presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, terá a responsabilidade de moderar o debate.



O projeto Caminho dos Hospitais teve início em setembro de 2016, com um debate promovido pela APAH no Hospital do Espírito Santo, em Évora. 

De acordo com Alexandre Lourenço, “esta iniciativa pretende apostar numa estratégia de proximidade para com os associados da APAH, criando mecanismos que diminuam situações de periferia, através de visitas e reuniões programáticas mensais às instituições de saúde do SNS, de forma descentralizada, dando especial enfoque a questões da atualidade”.

Imprimir