KRKA

Hospital da Prelada organiza 1.as Jornadas de Tecnologias em Medicina Física e de Reabilitação

"Mostrar aos internos de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) a estrutura anatómica das articulações e as vias de abordagem para infiltração, com ou sem controlo ecográfico.” É desta forma que Gonçalo Borges, diretor do Serviço de MFR do Hospital da Prelada, define as 1.as Jornadas de Tecnologias em MFR / 5.º Encontro Científico da Secção de Internos da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), que vão ter lugar dia 26 de fevereiro, no Hospital da Prelada. O tema central é “Técnicas de Infiltração Peri e Intra-Articular”.

Gonçalo Borges é o responsável pelo programa científico de um evento que conta com o patrocínio da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), da Secção de Internos e da Secção de Patologia Musculoesquelética da SPMFR, esta última coordenada pelo próprio fisiatra, e do Serviço de MFR do Hospital da Prelada.

“A formação vai ter uma componente teórica, mas também prática, de cada uma das articulações. Vão ser utilizados modelos anatómicos semelhantes ao Homem, como articulações de porco, modelos anatómicos em plástico revestidos de gelatina, para que se visualize o local exato para a infiltração. Usaremos também agulhas rombas, simulando infiltração uns nos outros.”

Os internos terão ainda a oportunidade de assistir à realização de infiltrações em doentes que se disponibilizaram a estar presentes na formação. No final, terão lugar sessões científicas sobre os quatro componentes que podem ser utilizados com esta técnica: colagénio, ácido hialurónico, plasma rico em plaquetas e corticosteroides.



Para Gonçalo Borges, a realização desta formação “há muito que era uma meta a cumprir, porque estas técnicas são cada vez mais utilizadas por fisiatras e é preciso passar o testemunho aos mais novos”. E a aceitação é promissora por parte dos internos. “Mais que ser uma ação conjunta com a Secção de Internos da SPMFR, foram os próprios que me pediram ajuda para otimizarem os seus conhecimentos nesta área.”

As infiltrações são procedimentos habituais, sobretudo nos casos de patologias degenerativas, como as artroses, e nas tendinopatias de esforço, entre outras. “Regra geral, a doença está sempre associada a um processo degenerativo ou sobrecarga”, refere o médico.

Neste último caso, Gonçalo Borges destaca os desportistas de alta competição. “Face à sua prática física, podem surgir problemas para os quais a infiltração é uma boa solução. Mas é preciso ter algum cuidado, já que o uso de corticosteroides, por exemplo, tem de ser referenciado ao Instituto Português do Desporto, por causa do doping.”








seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda