KRKA

Imunoalergologia: «Queremos incrementar a participação de doentes nas reuniões científicas»

Arranca hoje a 43.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, no Centro de Congressos do Hotel Porto Palácio, que decorre até domingo. Numa tentativa de “viragem ou de mudança de abordagem”, Manuel Branco Ferreira, presidente da SPAIC, avança que muitas das apresentações irão centrar-se nos “problemas, objetivos e desejos dos doentes e não tanto na doença, traduzindo aquilo que os alergologistas procuram fazer no seu dia-a-dia”.

O programa da reunião incorpora, assim, o conceito por detrás do título à reunião, “O doente alérgico no centro dos cuidados”. Várias sessões serão dedicadas aos Patient Reported Outcome Measures e a várias avaliações com foco importante na qualidade de vida.

No âmbito desta mudança de paradigma, Manuel Branco Ferreira espera ainda que, nos próximos anos, “seja incrementada a participação das associações de doentes nestes momentos de discussão, inclusivamente, através de sessões científicas, onde possam partilhar experiências, com vista à criação de sinergias”.


Manuel Branco Ferreira

A reunião arranca com a realização dos cursos temáticos pré-congresso e a apresentação de comunicações orais e de posters. Após dois dias mais intensos de trabalho – 6.ª feira e sábado −, domingo fica marcado também pela sessão SPAIC-SEAIC, onde se tratará a abordagem da patologia naso-conjuntival. Esta é uma colaboração já típica, que, nos anos pares, acontece na reunião portuguesa e, nos ímpares, na reunião espanhola.

O “Workshop IV – Sensibilização vs. Alergia: as duas faces da IgE”, dinamizado pelo Grupo de Interesse de Imunoalergologia Comparada e Veterinária, será um momento inovador no programa, ao contar, pela primeira vez, com a participação de um palestrante japonês, Kenichi Masuda, através de videoconferência.

Luís Taborda Barata, imunoalergologista do CHU Cova da Beira e representante da GARD-Portugal, assume, nesta reunião, a figura de presidente de honra, por ser “uma pessoa de elevado valor, que a SPAIC reconhece pelo seu percurso e pela contribuição que tem dado à Alergologia nacional”.




Apesar de haver cerca de 250 imunoalergologistas no ativo, segundo números do Colégio da Especialidade de Imunoalergologia, a SPAIC conta com praticamente 600 sócios, alguns dos quais já estarão reformados e outros serão internos da especialidade, médicos e outros profissionais de saúde. Anualmente, são formados cerca de 10 imunoalergologistas em Portugal.

O programa pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda