KRKA

Hospitais Amigos dos Bebés: Infarmed acolhe conferência sobre aleitamento materno

É sob o lema "Amamentação & Desenvolvimento Sustentável" que a Comissão Nacional da Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés organiza, com o apoio do Infarmed, a Conferência Internacional de Aleitamento Materno 2016. O evento realiza-se em setembro e serão discutidas questões como as influências do aleitamento materno ao longo da vida, empresas amigas da família e a licença de maternidade.

As boas-vindas aos participantes serão dadas por Madalena Marçal Grilo, diretora executiva da UNICEF Portugal, que desenvolverá o tema: "Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Aleitamento Materno".

De seguida, a pedopsiquiatra e diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), Georgina Maia, irá proferir a conferência "Amamentação como reforço da vinculação e prevenção em saúde mental".



Além da apresentação de trabalhos, sob a forma de posters (o regulamento pode ser consultado aqui), o programa contempla também a realização de um painel sobre a relevância dos Hospitais Amigos dos Bebés (HAB).

Intitulada "Vamos dar a voz aos HAB", esta sessão conta com a partilha de experiências de profissionais do Hospital Sousa Martins, da Guarda, sobre "a importância da certificação HAB para a imagem da organização e para a relação com os diferentes stakeholders" e da Maternidade Alfredo da Costa, sobre "a importância da certificação de um hospital para uma mulher grávida". Ainda no âmbito deste painel, uma das intervenções estará focada no tema: "A caminho de uma ULS Amiga dos Bebés".


A inscrição pode ser efetuada aqui.
Valor da inscrição:
• Inscrições recebidas até 20 de Setembro: 25,00€
• Inscrições recebidas entre 21 - 30 de Setembro: 30,00€

O programa pode ser consultado aqui.

Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram, em 1992, um programa mundial com vista a promover o aleitamento materno. Intitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), o projeto surgiu no seguimento dos resultados da investigação científica, que salienta os benefícios do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe e que destaca, em particular, o momento considerado mais crítico para o sucesso de uma boa amamentação, o período de internamento por ocasião do parto.

A Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés tem por objetivo "a promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização dos serviços obstétricos e pediátricos de hospitais, mediante a adopção das `Dez medidas para ser considerado Hospital Amigo dos Bebés`".



Para mais informações:
Informações | Secretariado
T: 21 317 75 00 E: hab@unicef.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda