Cepheid Talks

João Gomes Esteves distinguido com Medalha de Ouro do Ministério da Saúde

João Gomes Esteves, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da APIFARMA desde 2007, foi hoje agraciado com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde por Serviços Distintos. A atribuição da medalha teve lugar no Dia Mundial da Saúde, em cerimónia presidida pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, nas instalações do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

João Gomes Esteves entrou para a Direcção da APIFARMA em meados dos anos oitenta, tendo sido presidente da Direcção entre 1991 -1993 e 1998-2006. No âmbito dessas funções promoveu um conjunto de atividades que se "refletiram na estabilidade e prestígio do setor", salienta a APIFARMA, das quais se destacam: a realização de Protocolos com o Governo, destinados a promover a sustentabilidade financeira do SNS, as parcerias estratégicas com Universidades, Instituições Científicas e Associações de Doentes, a reformulação dos Códigos Deontológicos com as Ordens dos Médicos, dos Farmacêuticos e dos Médicos Veterinários.

Integrou as Direcções de Associações Internacionais: EFPIA - European Federation of Pharmaceutical Industries Associations e IFPMA – International Federation of Pharmaceutical Manufactures & Associations.

João Gomes Esteves faz ainda parte do Conselho de Administração da Fundação AFID DIFERENÇA e preside à Mesa da Assembleia Geral da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, de cuja Direcção fez parte desde meados dos anos noventa até 2014, primeiro como diretor e depois como vice-presidente. Nesta qualidade representou a CIP, entre 2001 e 2014, junto da Business Europe - Confederação Europeia das Federações Empresariais.

É também vice-presidente do Conselho Geral da AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio Internacional) e curador da Fundação AIP.



"O mundo mudou muito e depressa. São as doenças crónicas que pedem novos paradigmas de ensino médico, é a pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e a emergência de novos parceiros -- como os doentes que são mais conhecedores da sua patologia -- e até o acelerado desenvolvimento das tecnologias de informação”, afirmou João Gomes Esteves, durante a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), que decorreu dia 11 de março.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda