Jornadas da Qualidade: ULS de Castelo Branco prepara acreditação de mais 4 Serviços
O Instituto Politécnico de Castelo Branco acolhe, esta semana, as 1.as Jornadas da Qualidade da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB). Em declarações à Just News, Vieira Pires, que preside ao evento e ao Conselho de Administração da unidade de saúde, explica que a ideia de organizar este evento surgiu "atendendo à nossa evolução na área da qualidade".
Segundo o responsável, "achámos que havia necessidade e era oportuno divulgar o que estamos a fazer e aprender sempre algo mais com quem nos possa ensinar".
Qualidade em Cuidados Paliativos
Moderado por Manuel Nunes, responsável do Gabinete da Qualidade da ULSCB, o evento conta com a participação de responsáveis de várias entidades. É o caso de Susana Vaz, coordenadora da Unidade da Qualidade da ERS, que irá proferir uma palestra sobre "Avaliação da qualidade em saúde, uma abordagem multidimensional", ou de Laura Marques, coordenadora do Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde, cuja palestra estará focada na "Qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde".
Entre outros especialistas, na reunião participa também Edna Gonçalves, presidente da Comissão Nacional dos Cuidados Paliativos. Além de proferir uma palestra sobre "Qualidade e segurança do doente em Cuidados Paliativos", irá assinar, em nome da Comissão, um protocolo de colaboração com a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), na presença de um representante do secretário de Estado adjunto e da Saúde. A assinatura deste protocolo decorrerá na sessão de encerramento.
Nível de excelência "em todos os Serviços Clínicos"
Relativamente ao trabalho desenvolvido pela ULSCB no âmbito da qualidade, Vieira Pires destaca "a acreditação de 4 serviços pelo referencial ACSA, adquirido pelo Ministério da Saúde e a preparação de outros 4 serviços, para se seguirem àqueles na acreditação pelo mesmo referencial".
E acrescenta: "temos também a certificação do Serviço de Patologia Clínica pelo referencial da ISO 9001-2008, estando na transição para a norma 2015. No que respeita à classificação atribuída pela Entidade Reguladora da Saúde - baseada no referencial da Joint Commission International, a ULSCB manteve a excelência clínica em todos os Serviços Clínicos que entram na avaliação."
Teleconsulta: "melhorar a qualidade dos serviços prestados"
No início deste ano foi anunciado que a ULSCB chegou a acordo com os Serviços Partilhados do Ministério (SPMS) da Saúde para a instalação de 140 computadores com câmaras de vídeo nos centros de saúde e no hospital. Questionado sobre a importância desta medida, Vieira Pires adianta que "a ULSCB já avançou com teleconsultas em 4 especialidades (Nefrologia, Gastrenterologia, Endocrinologia e Psiquiatria), que se vão juntar à teleconsulta já efetuada na especialidade de Dermatologia".
De acordo com o responsável, este projeto, que envolve os SPMS, o Hospital Amato Lusitano e os diferentes Centros de Saúde da ULSCB, "vai evitar deslocações de alguns doentes ao hospital (alguns com distâncias de 80 quilómetros), podendo estes fazerem a consulta entre o médico de família e o medico hospitalar através de conferência médica".
O responsável da ULSCB faz questão de sublinhar: "A Teleconsulta tem como objetivo principal aproximar o cidadão às instituições e aos profissionais de SNS, de forma a melhorar a qualidade dos serviços prestados".
Melhoria contínua "em prol da segurança"
Relativamente aos objetivos da ULSCB no que à Qualidade diz respeito, Vieira Pires adianta que passa pela acreditação de mais 4 Serviços, "entre os quais, um na área dos Cuidados de Saúde Primários, melhorar a classificação SINAS noutros Serviços não Clínicos e continuar a trabalhar em prol da segurança do doente e dos profissionais".
Além do envolvimento do próprio presidente do Conselho de Administração, na organização destas Jornadas participam os elementos da Gabinete da Qualidade (Manuel Nunes e Andreia Minhós), bem como o Serviço de Investigação Formação e Ensino da ULSCB.
A entrada nas Jornadas é livre, sendo necessária a inscrição "por uma questão de organização da sala". O programa pode ser consultado aqui.



