KRKA

30ª edição das Jornadas de Cardiologia, HTA e Diabetes de Almada

As pioneiras Jornadas de Cardiologia, HTA e Diabetes de Almada conhecem este ano, entre os dias 15 e 17 de janeiro, a sua 30.ª edição. Trata-se da primeira iniciativa organizada, em Portugal, entre a Cardiologia e a Medicina Geral e Familiar e, segundo Manuel Carrageta, tiveram logo, desde início, “grande sucesso”.

Sublinhando que não se trata de uma iniciativa organizada para médicos de família, mas sim em conjunto por ambas as especialidades, Manuel Carrageta recorda que, na altura, se tratou de uma decisão local, com o intuito de melhorar as relações de trabalho e de comunicação entre os médicos da clínica geral e os da área hospitalar. Com o seu sucesso, acabou por se transformar numa reunião de dimensão nacional.

“Havia uma certa separação e, até, um certo desconhecimento entre estas duas áreas da Medicina. As jornadas foram um reconhecimento, da nossa parte, de que a MGF tem um papel fundamental e é, no fundo, a grande base do Serviço Nacional de Saúde, sendo imprescindível que haja uma boa comunicação entre os médicos da clínica geral e os hospitalares”, menciona.

E continua: “Estes profissionais são a espinha dorsal da assistência médica, sem eles nada de bom se conseguirá fazer. Portanto, em conjunto, fazemos uma melhor Medicina e prestamos um melhor serviço aos nossos doentes.”

Os atuais objetivos continuam a ser exatamente os mesmos pelos quais o presidente destas jornadas e toda a sua comissão organizadora se pautaram há 30 anos para organizar a primeira edição: “Rever todas as inovações científicas do ano anterior.”

“Por outro lado, além desta atualização, há um grupo de oradores e de participantes que se encontram todos os anos, sendo esta, também, uma forma de confraternização, reencontro e amizade entre cardiologistas, médicos de família e, também, internistas”, afirma Manuel Carrageta.

E observa: “É muito reconfortante, enriquecedor e inspirador começar o ano estimulado com a atualização científica e a troca de opiniões e afetos entre participantes.”

A perspetiva do clínico geral sempre presente

Ao ser questionado pelo Jornal Médico acerca das temáticas em destaque nestas 30.as Jornadas de Cardiologia, HTA e Diabetes de Almada, Manuel Carrageta refere que toda a Cardiologia é importante, não querendo, por isso, destacar nenhum tema em particular.

Contudo, faz referência aos minicursos, que marcam o início dos dias de trabalho e são, segundo considera, bastante importantes. No primeiro dia será de “Hipertensão arterial”, no segundo de “Lipidologia” e no terceiro de “Diabetes mellitus”.

Além disso, haverá, também, durante a tarde do segundo dia de trabalhos, um minicurso de “Ecocardiografia”, onde vai ser feita uma leitura prática de ecocardiogramas na perspetiva do médico de família, com foco na doença valvular.

“Destinam-se a todos os médicos e sempre com aquela filosofia de que não são organizados para clínicos gerais, mas sim com eles. São um contributo fundamental, sem os especialistas em MGF não era cientificamente possível fazer estas jornadas.”

Durante estes minicursos será sempre feito balanço daquilo que 2014 nos trouxe de novo em cada uma das áreas, havendo em todos eles a perspetiva do clínico geral e, consoante a área, também a do cardiologista, do lipidologista ou do endocrinologista.

Também as temáticas clínicas que vão ser abordadas durante estes três dias de trabalho contam, tal como os minicursos, com as perspetivas dos vários especialistas presentes.

O programa das 30as Jornadas de Cardiologia, HTA e Diabetes de Almada está acessível aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda