Jornadas do ACES do Médio Tejo centradas na saúde dos adolescentes
Depois das doenças respiratórias e do risco cardiovascular, as Jornadas do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo são, este ano, dedicadas à adolescência, tema que será abordado "através de diferentes óticas e com os contributos de vários profissionais que diariamente lidam com jovens, em várias áreas de atuação".
O evento, que se realiza nos dias 24 e 25 de janeiro, é organizado em conjunto com a ARS de Lisboa e Vale do Tejo, ACES e Direção do Internato do Médio Tejo, tendo o apoio do Município de Ourém.
A Conferência Inaugural, intitulada "Os desafios na adolescência", será proferida pela pediatra Leonor Sassetti. Antes ainda realiza-se o workshop "O atendimento administrativo do adolescente numa unidade de saúde".
Entre outros temas, no primeiro dia é promovida uma mesa redonda sobre o desenvolvimento psicossocial. Sob o lema "Os grupos, liderança de uns e sobrevivência de outros", os convidados abordarão o papel da escola e da saúde, assim como o ponto de vista dos adolescentes e das forças de segurança.
Já na quarta-feira, o programa contempla a discussão de temas como a doença crónica no adolescente, a alimentação, a rinite alérgica e asma ou a prescrição do exercício físico no adolescente, tema de um workshop que contará com a intervenção, nomeadamente, de Themudo Barata.
Sérgio Deodato é o orador convidado para proferir a Conferência de Encerramento: "A ética no atendimento de adolescentes".
O programa pode ser consultado aqui.
Inscrição:
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até dia 17 de janeiro, através do e-mail: ines.esteves@arslvt.min-saude.pt.