Jornadas Nacionais Patient Care homenageiam Almeida Ruas

Almeida Ruas, uma figura histórica da Endocrinologia em Portugal, foi homenageado nas XIX Jornadas Nacionais Patient Care, o maior evento nacional na área da Medicina Geral e Familiar. O especialista de Endocrinologia e Nutrição, fundador e ex-diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC), foi convidado a presidir estas jornadas.

A Sessão de Abertura e Homenagem Nacional a Almeida Ruas contou com as intervenções de José Canas da Silva e Rui Cernadas (vice-presidentes das jornadas), José Luís Medina (presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia), Davide Carvalho (presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade), Francisco Carrilho (diretor do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHUC) e, obviamente, do próprio presidente das jornadas.



José Canas da Silva sublinhou que Almeida Ruas “foi das pessoas que mais rapidamente atualizou conhecimentos na área do controlo glicémico e dos diabéticos, de uma forma verdadeiramente revolucionária”. Além disso, acrescentou, “é um homem dotado de um sentido de humor extraordinário, de uma cultura vastíssima e de uma grandeza humana de salientar”.

Por seu lado, Rui Cernadas referiu que, apesar de a sua formação ter sido feita no Porto, Almeida Ruas foi sempre “ímpar” na ciência médica e em particular na sua “relação privilegiada e de algum amor pela diabetes”.

Citando uma frase de Fernando Pessoa, que diz que “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem” e que, “por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”, o vice-presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte afirmou que Almeida Ruas “é na diabetes em Portugal e na Medicina dos nossos tempos uma figura incomparável”.

Durante o seu discurso, o presidente das jornadas agradeceu a homenagem e fez questão de salientar que as “melhores valias” do seu currículo (a criação do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHUC e a fundação da Escola Endocrinológica de Coimbra) não seriam possíveis sem a participação daqueles que se foram cruzando no seu caminho.



Do programa da 19.ª edição das Jornadas Nacionais Patient Care fizeram parte duas conferências sobre os temas “A inutilidade da dor crónica" e "Pseudodemência depressiva". Além disso, tiveram lugar seis sessões, algumas das quais com apresentação e discussão de casos clínicos e todas com um espaço dedicado a "Perguntas & Respostas”.

O evento, que decorreu na quinta e sexta-feira passadas, em Lisboa, contou com cerca de 3000 inscritos, tornando-as nas jornadas mais participadas de sempre.

Imprimir